É Pará Isso: Conheça os encantos da Cachoeira do Grim com as dicas de Jeová Sousa

A Cachoeira do Grim é constituída de uma queda d’água de cerca de 20 metros, cercada por dois paredões rochosos

Alan Bordallo/ Especial para O Liberal

Com uma geografia mais acidentada, a região Sudoeste do Pará é berço para formações montanhosas e rochosas, que abrigam monumentos da natureza muito cobiçados por quem gosta de fazer ecoturismo: as cachoeiras. Jeová Sousa (@jeovasousa) saiu de Itaituba e nos mostra o caminho até chegar à Cachoeira do Grim, um dos pontos turísticos mais requisitados do município vizinho de Rurópolis.

Para alcançar este recanto todo especial, Jeová Sousa precisou cumprir uma longa jornada: primeiro são 150 quilômetros de estrada pela famosa Rodovia Transamazônica (BR-230). Ao chegar no município vizinho, é preciso pegar o acesso que fica no KM 799 da BR 230, e percorrer mais 13 quilômetros de estrada de “chão”. Aí então o visitante vai se deparar com a placa da Cachoeira do Grim. 

VEJA MAIS

image É Pará isso: Jeová Sousa mostra belezas naturais de Itaituba que vão muito além das pedras preciosas
Por lá, o amarelo do ouro divide espaço com o azul do rio Tapajós e de balneários naturais que fazem sucesso entre os moradore

image É Pará isso: Aprenda como fazer a extração artesanal de óleo de andiroba
A extração do óleo de andiroba é a dica de Ronny Silva em seu mais recente vídeo para o É Pará Isso.

image É Pará isso: Farinha de Bragança une tradição e geração de renda; saiba mais como é feita
O conteúdo é de Larissa Corrêa (@flordelari), no Festival Junino de Bragança, mostrando o processo de produção e um pouco da história do produto

Mas... ainda não acabou: o último trecho de deslocamento é de pouco menos de mil metros. Estes, porém, bem mais agradáveis: já dentro da floresta, o visitante dá início ali a uma experiência multissensorial, cercado de floresta, em um clima bem mais ameno, e a cada passo ouvindo o som da queda d’água tornar-se mais intenso.

A Cachoeira do Grim é constituída de uma queda d’água de cerca de 20 metros, cercada por dois paredões rochosos, que desagua em um poço, perfeito para os banhistas se refrescarem no calor típico da Amazônia. É possível subir na parte mais alta da cachoeira por uma trilha sinalizada. Do alto a paisagem é ainda mais impressionante.

O caminho para descobrir a Cachoeira do Grim foi a dica de Jeová Sousa (@jeovasousa) em seu último conteúdo no É Pará Isso. Jeová é um dos seis selecionadas do projeto "É Pará Isso", desenvolvido pelo Grupo O Liberal e Meta (Facebook/Instagram) e com apoio do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner). 

Durante os meses de junho e julho, seis produtores de conteúdo vão mostrar em vídeos o potencial cultural, turístico e histórias de diferentes regiões do Estado. As produções são divulgadas nas redes sociais de O Liberal (@oliberal) e estão disponíveis em OLiberal.com/e-para-isso.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
É Pará Isso
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!