Em carta ao Ministério da Saúde, governador pede respiradores para o Pará
Hélder Barbalho enviou o documento na manhã desta segunda-feira (27). MS distribuirá 14.100 unidades em todo o país.
O governador do Pará, Helder Barbalho, informou na manhã desta segunda-feira (27) que enviou uma carta ao ministro da Saúde, Nelson Teich, solicitando o envio de respiradores, monitores e bombas de infusão para reforçar o atendimento de saúde em todo o Estado. Em sua conta no twitter, o governador disse que recebeu um telefonema do ministro nesta tarde, informando que até a próxima quarta-feira o MS enviará uma resposta formal ao pedido.
Em resposta ao pedido que fiz hoje de mais equipamentos e médicos ao nosso Estado e municípios, o ministro da Saúde, Nelson Teich, me telefonou avisando que até a quarta-feira desta semana, dará um retorno.
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) April 27, 2020
No final de semana, o MInistério da Saúde divulgou que 14.100 unidades de respiradores produzidos em parceria com empresas nacionais serão enviados para todo o país. "Considerando que somamos 4% da população brasileira, nos dirigimos à Vossa Excelência para solicitar, com a urgência que o caso requer, o envio de 564 respiradores, 564 monitores e 2.256 unidades de bomba de infusão, a fim de suprir a necessidade de atendimento à população”, disse o governador no documento.
Em texto divulgado à imprensa, o governador disse que ressaltou na carta enviada as medidas "que o Estado vem tomando desde o dia 26 de fevereiro de 2019 no combate ao coronavírus. Desde então, o Governo do Pará vem trabalhando e implementando diversas medidas de enfrentamento, com ampliação dos leitos nos hospitais, contratação de médicos e medidas de restrição para reforçar o isolamento social."
O estado do Pará recebeu do Ministério da Saúde 40 respiradores em duas semanas distintas (20 em cada uma).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA