Doutor Daniel chama enfermeira de 'preguiçosa' em Ananindeua
Segundo ele, a profissional teria se recusado a realizar um procedimento de sutura em uma paciente
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel, chamando uma enfermeira do município de “preguiçosa” durante a entrega do Complexo de Saúde do Jaderlândia, no último dia 29 de junho. Segundo ele, a profissional teria se recusado a fazer uma sutura em uma paciente que procurou uma unidade de saúde no bairro do Paar, naquele mesmo município.
No vídeo, Doutor Daniel aparece discursando e afirma: “Quando a culpa for minha, é minha. Agora não dá pra gente aceitar entregar o complexo exatamente igual a esse, que a gente entregou lá no Paar e, ontem à noite, uma pessoa vim (sic) deixar uma reclamação na minha rede social que levou a mãe para fazer uma sutura, com material de sutura lá, com uma sala de sutura novinha, e a enfermeira dizer que não se faz sutura lá. Isso aí não dá pra gente admitir. Se não tiver o material, o culpado é o prefeito. Agora, ter o material e não fizer (sic) por preguiça, isso é inadmissível”.
VEJA MAIS
A declaração do prefeito gerou repercussão nas redes sociais. Uma das pessoas a se manifestar foi a enfermeira Nazaré, vereadora de Belém. “É importante lembrar que o prefeito também é médico. Há de se observar que essa unidade do Paar foi inaugurada há menos de 15 dias. Um serviço que não funciona ainda é o da esterilização, que está funcionando de forma precária. Que a farmácia ainda não está dispensando material no noturno e que não tinha anestésico”, afirmou.
Nazaré também criticou a postura do prefeito: “Então, muito mais do que atingir uma profissional, ele atingiu uma profissão. Antes de fazer um discurso lacrador, é necessário que se apure a real situação. Doutor Daniel, o senhor é médico. E, como médico, o senhor tem que entender que é muito mais do que material que precisa”.
O que diz o Coren-PA
O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) emitiu um comunicado nesta quinta-feira (4) repudiando o comentário do prefeito. “Inicialmente, é importante esclarecer que a prática de sutura simples é, sim, uma competência do enfermeiro (a), conforme regulamentado pela Resolução Cofen nº 731/2023. Esta resolução estabelece que enfermeiros (as) devidamente capacitados estão autorizados a realizar suturas simples, respeitando sempre os protocolos e diretrizes de segurança para garantir a qualidade do atendimento prestado”, diz a nota.
“O Coren-PA ressalta que é inaceitável que se utilize um caso isolado para desqualificar toda uma categoria profissional. A insinuação de que a enfermeira envolvida agiu por preguiça é um desrespeito não apenas à profissional mencionada, mas a todos os enfermeiros e enfermeiras que diariamente dedicam-se com zelo e comprometimento à saúde da população”, concluiu o comunicado emitido pela entidade.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA