Diretores da Rede Latino-Americana de Bosques Modelo visitam região oeste do Pará

O roteiro contempla quintais agroflorestais, área da Embrapa, Flona do Tapajós em Belterra, patrimônio histórico-cultural, como a praça Rodrigues dos Santos, encontro das águas e outros espaços

Andria Almeida
fonte

O Comitê Gestor da Floresta Modelo Amazonas Tapajós (Flomat) está realizando uma visita técnica nos municípios de Santarém e Belterra, oeste do Pará, com o objetivo de promover debates sobre a realidade local, além de visitação aos espaços e movimentos potenciais para experimentações e práticas de manejo, restauração, monitoramento e prevenção. A ação tem a parceria do Serviço Florestal Brasileiro e do projeto de extensão da Ufopa 'Luz e Ação da Amazônia'. A visita iniciou no último sábado 27 e deve seguir até o dia 3 março.

VEJA MAIS

image PRF, em conjunto com a PF, apreendeu quase vinte e duas toneladas de minério, em Santarém
A carga está avaliada em mais de R$ 3 milhões. Os agentes também apreenderam armas de fogo

image Santarém: filhote de peixe-boi fêmea é resgatado em comunidade
O animal tem aproximadamente um mês de vida e foi encontrada à deriva na comunidade Suruacá.

A Flomat é uma iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro e demais instituições públicas, privadas, da sociedade civil e representativas de classe, iniciado em 2013 com o objetivo de formação de um espaço/plataforma que permita aos diversos segmentos atuarem conforme o atendimento dos princípios de sustentabilidade ambiental em suas atividades desenvolvidas na região. A Flomat não tem um espaço específico, ela é um conceito que reúne instituições que trabalham com princípios de sustentabilidade, associação voluntária, governança, manejo de paisagem, rede e associativismo.

A visita conta com a presença do gerente da RLABM, Fernando Carrera, e do pesquisador Max Yamauchi, do Catie/Costa Rica. O roteiro contempla quintais agroflorestais, área da Embrapa, Flona do Tapajós em Belterra, patrimônio histórico-cultural, como a praça Rodrigues dos Santos, encontro das águas e outros espaços.

Sobre o projeto 'Luz e Ação'

O projeto de extensão "Luz e Ação da Amazônia" é uma parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e colaboração com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), coordenado pelo professor Jackson Rêgo Matos, do Instituto de Biodiversidades e Florestas (Ibef) da Ufopa.

Para o professor Jackson, a visita dos diretores da RLABM, “será uma oportunidade para debatermos a realidade local e visitar espaços e movimentos potenciais para experimentações e práticas de manejo, restauração, monitoramento e prevenção; assim, este roteiro será uma ótima oportunidade de interação entre os vários interessados em trabalhar de forma harmônica com o seu ambiente, considerando os princípios dos Bosques e da Floresta Modelo Amazonas Tapajós”, contou.

Palestra sobre conceito da Flomat

Na quinta-feira, 3 de março, às 9h, haverá uma palestra explicativa com debate sobre o conceito da Floresta Modelo Amazonas Tapajós (Flomat). 

A programação é aberta ao público e será realizada no Centro de Integração Ambiental (CIAM), na Avenida Adriano Pimentel, próximo ao museu João Fona, em Santarém
Na quinta-feira, 3 de março, às 9h, haverá uma palestra explicativa com debate sobre o conceito da Floresta Modelo Amazonas Tapajós (Flomat). A programação é aberta ao público e será realizada no Centro de Integração Ambiental (CIAM), na Avenida Adriano Pimentel, próximo ao museu João Fona, em Santarém.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ