Conheça as delícias da dona Naza, cozinheira de 'mão cheia' de Santarém
O menu apresentado é uma deliciosa entrada de caranguejo fresco cozido na água, sal e limão e de prato principal o Tambaqui assado na brasa
O Cozinha Tapajônica apresenta nesta edição a culinária feita pela chef Maria Nazaré Pantoja, conhecida como “Dona Naza”. Ela é aquela famosa cozinheira de “mão cheia”, de aprendizado passado por gerações da família. O menu apresentado foi de uma deliciosa entradinha de caranguejo fresco cozido na água, sal e limão e de prato principal o peixe Tambaqui assado na brasa.
VEJA MAIS
O amor pelas panelas começou na infância, aos 6 anos de idade, ao acompanhar a mãe no cuidado com os temperos paraenses. Ela é natural de Belém e mora em Santarém há 35 anos; trouxe de Belém a cultura do caranguejo.
Dona Naza fundou o restaurante Peixaria do Camarão no ano de 2003. Em 2019, ela passou o comando do lugar para a filha e o genro. Foi neste restaurante que a reportagem de O Liberal foi recebida para o preparo do cardápio com tempero afetivo materno. O local oferece peixes e caranguejos. O funcionamento é de sexta-feira a domingo e feriados nos horários das 10h às 16h.
Entrada
Para iniciar o preparo da entrada do menu, a chef pega os caranguejos vivos direto do tanque que tem no quintal do estabelecimento, eles são mantidos vivos para que o cliente escolha na hora do preparo do prato. Os animais são de Soure e levam três dias de viagem para chegar até Santarém.
Após ser lavado e morto o caranguejo é colocado na água fervente, onde é cozido em água, sal, limão por cerca de 5 minutos depois que levantar fervura.
Para acompanhar a entrada, dona Naza preparou um vinagrete de feijão de Santarém, conhecido como feijão manteiguinha e farofa torradinha.
O caranguejo é finalizado com chicória a gosto, com a opção de ser servido no caldo de tucupi, moqueca ou caldo temperado.
Tambaqui assado
O peixe é desossado, temperado com uma pasta feita pela casa com ingredientes naturais à base de alho, cebola, pimenta de cheiro, limão e sal.
O peixe é levado a brasa e após ser assado é servido acompanhado de arroz branco, farofa, pirão amanteigado, vinagrete de feijão de Santarém preparo com cebola, cheiro verde e tomate, banana pacovã e macaxeira frita.
O sabor do limão penetra na carne do peixe e traz uma deliciosa acidez para o prato que combina muito com o agridoce da banana. O vinagrete de feijão tem sabor que traz leveza e refrescância para o prato.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA