Conheça a lenda que deu origem ao nome de Santarém
Você sabia que o nome do município de Santarém, localizado na região oeste do Pará, é em homenagem a lenda de Santa Irene que foi assassinada em Portugal?
Você sabia que o nome do município de Santarém, localizado na região oeste do Pará, é em homenagem a lenda de Santa Irene que foi assassinada em Portugal?
O nome do município foi dado por Francisco de Xavier Mendonça Furtado depois que encerrou a antiga missão indígena, à época era de responsabilidade dos padres Jesuítas na foz do Rio Tapajós. “Ele deu esse nome que é de uma cidade portuguesa que existe em Portugal e surgiu a partir de uma lenda”, contou o historiador Sidney Canto.
VEJA MAIS
O nome Irene ou Iria faz referência a uma jovem de rara beleza, que teria feito os votos para se tornar uma freira, no entanto, despertou a paixão de um jovem nobre e do monge que tinha tutela dela no convento.
Após as negativas de Irene aos dois homens apaixonados, segundo o historiador, Irene teria sido assassinada e tido o corpo jogado no Rio Tejo, às margens de antiga cidade da época dos romanos chamada Scalabis.
“A lenda relata que os anjos fizeram um túmulo para a santa, recolheram o seu corpo e sepultaram na beira do rio. Ainda existe um marco que mostra o túmulo de Santa Irene ou Santa Iria “, destacou.
O historiador relata ainda que ao longo dos anos se deu início a uma devoção à santa, o que culminou com a troca do nome da cidade de Scalabis para Santa Iria ou Santa Irem, que mais tarde ficou Santarém.
“Desse nome foi feita a cidade portuguesa de Santa Irem ou Santarém que existe até hoje, juntamente com o túmulo da Santa”, destacou.
Santarém, no oeste do Pará, foi elevada à categoria de cidade pelo presidente da Província, Jerônimo Francisco Coelho em 24 de outubro de 1848.
Morte de Santa Irene
Segundo o historiador, existem algumas versões sobre a morte de Santa Irene. Uma delas conta que para se vingar de Irene, o monge que recebeu negativa da jovem teria lhe dado uma bebida que fez sua barriga crescer de inchaço e por essa razão, o jovem nobre que era apaixonado por ela, teria contratado um assassino para matar Irene por ter recusado as investidas dele e supostamente estar grávida de outro.
Irene teria sido esfaqueada a mando do jovem apaixonado; seu corpo teria sido jogado às margens do Rio Tejo, onde é hoje a cidade de Santarém, de Portugal.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA