Comitiva de São Benedito da Praia chega ao município de Bragança

O santo passou 8 meses peregrinando pelas comunidades litorâneas do município; uma tradição de 224 anos

Patrícia Baía
fonte

O período que vai até o dia 8 de dezembro marca o retorno da comitiva do glorioso São Benedito da Praia, que desde do mês de abril estava esmolando pelas comunidades do rio Caeté, em Bragança, no nordeste paraense. Nesta quinta-feira, 8, a comitiva chegou à última comunidade, em Camutá, de onde partiu de barco com destino ao trapiche da sede do município.

 VEJA MAIS

image Série 'Marujando' celebra mais de 200 anos de tradição da Festividade de São Benedito
O primeiro episódio da série do Grupo Liberal em parceria com a influencer Flor de Lari será liberado nesta quinta (1)

image Berlinda e Festividade de São Benedito são declarados patrimônios imateriais do Pará
Decretos foram publicados no Diário Oficial do Estado do Pará nesta sexta-feira (25)

image São Benedito, o Santo Preto, motiva composições e manifestações culturais
A cultura com a dança e a música, mistura-se com a religiosidade para homenageá-lo

A comitiva de São Benedito da Praia é uma das três comitivas que peregrinam e esmolam durante o ano inteiro, cada uma delas em uma região específica do Caeté, como explica o historiador e coordenador da festividade de São Benedito, Dário Benedito Rodrigues. “As Comitivas são a da Colônia, dos Campos e da Praia. A esmolação dura o ano inteiro e elas antecedem e fazem parte da tradição da Festa da Marujada de São Benedito, que tem 224 anos”, explicou.

O grupo foi recepcionado por cerca de 10 mil pessoas e, este ano, a acolhida teve um significado especial, tendo em vista que nos dois últimos anos a cerimônia não pôde ser realizada por conta das restrições da pandemia da Covid. “As pessoas estavam com saudades desta tradição, que é tão importante para todos nós, devotos de São Benedito. Dois anos sem poder festejar como manda a tradição não foi fácil, especialmente em razão de tudo que passamos com a pandemia da Covid”, contou Dário Rodrigues. 

image O dia 8 de dezembro marca o retorno da Comitiva do Glorioso São Benedito da Praia que estava desde do mês de abril esmolando pelas comunidades do rio Caeté, em Bragança (Divulgação)

Do trapiche, a comitiva seguiu para casa de uma moradora da cidade, onde a imagem permanece até a sexta-feira, dia 9, e segue visitando outras residências até o dia 16 de dezembro, quando acontece o encontro da três imagens de São Benedito, na igreja do padroeiro. “A comitiva com a imagem do santo almoça e janta na casa da promesseira Olga Figueiredo, localizada no bairro da Aldeia. Amanhã fica em outra casa e assim vai até o 16, quando começa a 224° Festividade em honra a São Benedito”, explicou o coordenador da programação. 

As imagens permanecerão na Igreja de São Benedito até abril do próximo ano, período em que recomeçam as esmolações em louvor ao padroeiro de Bragança. Cada comitiva é formada por onze homens e um encarregado, que conduzem uma imagem de São Benedito. “Durante as esmolações a comitiva canta e reza em latim e eum português”, destaca Dário Rodrigues.

Esmolação

A esmolação é um ritual religioso em que a imagem é conduzida até as casas dos devotos e recebe ofertas que podem ser em dinheiro, oferendas com animais, frutas e o que mais o dono da casa puder oferecer a São Benedito. Segundo o historiador e coordenador da Marujada, o valor arrecadado é simbólico e faz parte da tradição. “A Marujada não é organizada com o que é arrecadado. Mas a esmolação faz parte da tradição que tem mais de duzentos anos. As comitivas anunciam que a festa vem aí”, conta Dário. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ