Berlinda e Festividade de São Benedito são declarados patrimônios imateriais do Pará

Decretos foram publicados no Diário Oficial do Estado do Pará nesta sexta-feira (25)

Victor Furtado
fonte

Duas leis estaduais tornaram símbolos religiosos do Pará em patrimônios culturais de natureza imaterial. A Lei 9.742/2022 dá esse status à Berlinda da Virgem de Nazaré, do Círio. E a 9.743/2022 dá a condição à Festividade de São Benedito do município de Ananindeua. As duas legislações constam no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (25).

Todos os anos, a berlinda da imagem peregrina da Virgem de Nazaré é adornada com flores e plantas escolhidas, cuidadosamente, por designers e artesãos. A cada Círio, a missão dos decoradores é encontrar formas de expressar o tema e valorizar o manto.

A festividade de São Benedito é mais conhecida pelo município de Bragança, acompanhada da Marujada. Porém, Ananindeua tem uma festividade semelhante e que agora também é um patrimônio cultural de natureza imaterial do estado.

A Redação Integrada de O Liberal está buscando comentários da Igreja Católica sobre como isso impacta a visão sobre esses dois elementos.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ