Círio 2024: Romeiros de Castanhal se preparam para a caminhada até Belém

São cerca de 24horas de caminhada em um percurso de cerca de 79 quilômetros de distância até o Santuário Basílica Nossa Senhora de Nazaré

Patrícia Baía
fonte

Falta pouco para a maior festa católica paraense, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Este é também o momento que se intensificam os preparativos dos romeiros que saem dos seus municípios, a pé, correndo ou pedalando pela BR-316 em direção a Belém nos dias que antecedem a grande procissão.

VEJA MAIS 

image Círio 2023: acolhimento aos romeiros que caminham pela BR-316 é feito em Castanhal
Paróquias, Defesa Civil e famílias de Castanhal se unem para oferecer acolhimento os romeiros de Nossa Senhora de Nazaré que saíram a pé de diversos municípios do nordeste do estado em direção a Belém

image Corda do Círio será entregue nesta quarta (4) à Diretoria da Festa
Pelo segundo ano, o símbolo religioso foi fabricado pela Companhia Têxtil de Castanhal (CTC), no nordeste paraense

De Castanhal, região nordeste do estado, são cerca de 24horas de caminhada em um percurso de cerca de 79 quilômetros de distância até o Santuário Basílica Nossa Senhora de Nazaré. Uma verdadeira maratona de fé e amor a mãe de Jesus.

Para conseguir cumprir com esse objetivo é necessário além de muita fé, um preparo físico como de um atleta.

A servidora pública, Karol Gadelha, de 22 anos, fará a caminhada até o santuário pela quinta vez. Há cinco meses começou a preparação com a corrida de rua, por meio de uma consultoria esportiva.

“Treino de cinco a seis vezes na semana. Dividindo entre corrida e musculação para fortalecimento. Já corri até 14km, porém, sigo toda a planilha do meu professor Junior Meneses, que é muito importante para ter uma boa evolução. É importante ter uma preparação intensa por ser um percurso longo e podem surgir diversos problemas ao logo do trajeto, caso você não tenha uma boa preparação, como falta de circulação nos pés, câimbras e dores musculares intensas. E se você tiver um bom acompanhamento consegue fortalecer o seu corpo para concluir a caminhada”, explicou Karol Gadelha.

Tereza Cristina, estudante de educação física, de 24 anos, vai pela primeira vez fazer a caminhada. Ela quer agradecer a Nossa Senhora por um pedido atendido. Ela conseguiu a aprovação em concurso público.

“Eu sempre acompanhava as reportagens dos romeiros da BR-316 e pensava que um dia iria tentar. Até que fiz a promessa e ano passado veio meu milagre. Então vou encarar com muita fé. Confesso que estou muito ansiosa e mesmo sem ter tanto tempo para fazer uma boa preparação física espero chegar lá. Eu estou desde julho pedalando e correndo aos finais de semana”, contou a jovem.

A romeira caminha junto com uns amigos e grupo sai de Castanhal sempre na sexta-feira pela manhã e chega em Belém no final da manhã de sábado.

“Nos últimos quatro anos sempre fui para pagar alguma promessa, mas neste vou somente para agradecer por todas as benções concedidas e por eu ter renascido por meio da corrida, pois ela me deu mais disciplina, foco e determinação”, contou a castanhalense.

image A preparação do percurso até Belém exige, além dos treinos, acompanhamento profissional. (Arquivo pessoal)

Correndo é a forma escolhida da ultramaratonista, Aline Kikuchi, realizar o percurso Castanhal/ Belém.

“A primeira vez que eu fui correndo foi em 2016, desde então nunca mais parei de fazer esse percurso na época. Então começamos a fazer desse percurso um evento entre amigos e reunimos quem gosta de correr ultramaratona e provas de resistências. A gente treina o ano inteiro para a Ultramaratona dos Amigos Superando Limites”, contou Aline Kikuchi.

 A preparação do percurso até Belém exige, além dos treinos, acompanhamento profissional.

“Temos que ter uma preparação com fisioterapeuta, nutricionista e cardiologista.   É necessário estar com todos os exames em dia. Eu gosto de fazer o CrossFit que já é uma forma de fazer o reforço muscular para evitar lesões”, observou a corredora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ