Chapa 1, intitulada Uepa de todas as vozes, é a mais votada em consulta pública na Universidade
Formada pelos professores e atuais reitor e vice-reitora, Clay Chagas e Ilma Pastana, respectivamente, a chapa 1 teve 52,14% dos votos; o resultado foi divulgado pela comissão eleitoral

A chapa 1 ("Uepa de todas as vozes"), formada pelos professores e atuais reitor e vice-reitora, Clay Chagas e Ilma Pastana, respectivamente, foi a mais votada, com 52,14% dos votos, na consulta pública, realizada, nesta quarta-feira (2), para a escolha dos nomes que irão compor a Lista Tríplice para os cargos de reitor e vice-reitora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), para o quadriênio 2025/2029.
O resultado foi divulgado pela comissão eleitoral. A chapa 2, Uepa em movimento, formada pelos professores Anderson Maia e Niele Moraes, recebeu 46,42% dos votos. Votos brancos somaram 0,42%, enquanto 1,01% optou por votos nulos;
Entre os eleitores aptos ao voto, 8.849 compareceram a uma das 190 seções eleitorais distribuídas entre Belém e mais de 50 municípios pelo estado do Pará, onde a Uepa tem campi ou oferta algum curso de graduação, por meio de programas especiais, ou pós-graduação.
Após a publicação do resultado de hoje, a Lista Tríplice será enviada para homologação pelo Conselho Universitário (Consun) no dia 11 de abril. Posteriormente, os nomes serão enviados para o governador Helder Barbalho, responsável por nomear os próximos gestores da Uepa para um mandato de quatro anos.
VEJA MAIS:
Mais de 17 mil eleitores estavam aptos a votar - entre discentes, docentes e técnicos - distribuídos em quase 200 seções eleitorais, espalhadas por sete locais de votação em Belém, 18 campi pelo estado e mais de 50 municípios que oferecem cursos por meio de programas especiais, como Forma Pará, Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor), além da pós-graduação.
A consulta à comunidade acadêmica para escolha dos próximos reitor e vice-reitora ocorreu na quarta-feira, 2, das 9h às 20h, abrangendo boa parte do estado. A ampla presença da Uepa no Pará reflete-se não apenas na oferta de ensino superior, mas também na complexidade da organização desse processo democrático. Toda a logística do pleito foi organizada pelo secretário do Conselho Universitário (Consun), Germano Cruz.
Na disputa estão duas chapas: Uepa de todas as vozes (chapa 1), representada pelos professores Clay Chagas e Ilma Pastana, e Uepa em movimento (chapa 2), formada pelos professores Anderson Maia e Niele Moraes.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA