Google anuncia inovações em inteligência artificial, que agora pode ouvir arquivo de áudio
Novidades incluem criação de conteúdos como textos, imagens, música, áudio e vídeos
Durante a conferência Google Cloud Next '24' realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, nesta semana, o Google apresentou várias novidades em inteligência artificial. As novidades incluem principalmente avanços relacionados à IA generativa, capazes de criar conteúdos inéditos, como textos, imagens, música, áudio e vídeos.
Entre as inovações anunciadas, destaca-se o Google Vids, um aplicativo que usa inteligência artificial para produzir vídeos, e a expansão do sistema Imagen 2, que gera imagens a partir de palavras e frases.
IA com capacidade de escutar
O Google lançou atualizações para sua plataforma de IA Gemini 1.5 Pro, que agora pode "ouvir" arquivos de áudio, processando sons e gerando informações sem a necessidade de comandos em texto. Esse recurso está atualmente em fase de desenvolvimento para programadores.
Segundo o Google, a plataforma é capaz de lidar com grandes volumes de informação em um único fluxo, incluindo uma hora de vídeo, 11 horas de áudio, códigos com mais de 30 mil linhas ou textos com mais de 700 mil palavras.
VEJA MAIS
IA transforma texto em vídeo
O Google Workspace agora oferece o Google Vids, um assistente de criação de vídeos com IA que interpreta instruções de escrita, produção e edição. Isso permitirá, por exemplo, a criação de storyboards e a produção de rascunhos com cenas sugeridas a partir de vídeos, imagens e música de fundo.
A ferramenta, prevista para ser lançada em junho, tem o objetivo de auxiliar na produção de vídeos de propostas de produtos, treinamentos ou conteúdos comemorativos de equipe. Para o storyboard, a IA pode utilizar arquivos do Google Drive do usuário ou imagens de estoque da própria empresa. Após a criação, a edição pelos usuários é livre.
IA para criação de GIFs e mais
A tecnologia Imagen 2, que transforma texto em imagens, agora permite a geração de imagens animadas, como GIFs, com filtros de segurança e marcas d'água digitais para garantir a qualidade e a segurança dos conteúdos.
IA facilita as anotações
Dentro do Google Chat e Google Meet, um assistente com tecnologia de IA pode resumir conversas e responder perguntas (ainda em versão de testes). O Google Meet também contará com funções como "Faça anotações para mim" (em pré-visualização) ou "Traduzir para mim". As novidades chegarão ao sistema em junho, com a capacidade de detectar e traduzir automaticamente informações em 69 idiomas, incluindo português e espanhol.
IA para escrever e-mails
O Gmail oferecerá um comando de voz para ativar o recurso "ajude-me a escrever", baseado em IA. Além disso, haverá uma função de notificações para planilhas, alertando os usuários quando um determinado campo for atualizado. Com informações do UOL, Google, TechCrunch e The Verge
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA