Eleição 2022: quem são os candidatos à Presidência do Brasil; veja a lista
Ao todo, são 12 pré-aprovados. Alguns nomes já fazem parte do cenário político e outros chegam como alternativa ao mais alto cargo público do país, pelo executivo
Faltando alguns meses para a eleição de 2022, os eleitores já podem conhecer os candidatos à Presidência do Brasil. Ao todo, são 12 pré-aprovados ao cargo. Alguns nomes já fazem parte do cenário político e outros chegam como novas opções para ocupar o mais alto título público de um país, pelo executivo. Veja a lista.
VEJA MAIS
Quais são os pré-candidatos a presidente para 2022?
- Lula (PT)
- Bolsonaro (PL)
- Ciro Gomes (PDT)
- Simone Tebet (MDB)
- Luciano Bivar (União Brasil)
- André Janones (Avante)
- Felipe D'Ávila (Novo)
- Eymael (Democracia Cristã)
- Pablo Marçal (Pros)
- Leonardo Péricles (UP)
- Sofia Manzano (PCB)
- Vera Lúcia (PSTU)
Confira a prévia de cada pré-candidato à presidência 2022:
Lula (PT)
Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) é o pré-candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Pelas intenção de voto é o principal adversário de Bolsonaro. Governou o país entre 2003 e 2010. Ficou preso em 2018, devido a um processo sobre uma suposta compra de um tríplex do Guarujá com verba pública, e chegou a ser barrado da pré-candidatura do mesmo ano. Sem um desfecho sustentado, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações de Lula e os processos contra Lula foram prescritos ou arquivados.
Jair Bolsonaro (PL)
O presidente Jair Bolsonaro faz parte da legenda do Partido Liberal (PL). Já foi militar de carreira, mas entrou para a política em 1988. Desde o início da década de 90 até 2018, Jair ocupou a cadeira de deputado federal. Em 2019, tomou posse como presidente.
Ciro Gomes (PDT)
Ciro Gomes é o pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Chegou a ocupar vários cargos públicos, como governador do Ceará, ministro da Fazenda e ministro da Integração Nacional. Esta é a quarta vez que Ciro tenta o cargo.
Simone Tebet (MDB)
Simone Tebet é a pré-candidato à Presidência da República pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Formada em direito, Simone já foi eleita como deputada estadual, em 2012. Foi prefeita por dois mandatos em Três Lagoas (MS) e vice-governadora, em 2010. Ocupou o senado, em 2014, e foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Luciano Bivar (União Brasil)
Luciano Bivar disputa a pré-candidatura pelo partido União Brasil. Com formação em Direito, o empresário iniciou a carreira no futebol, à frente da gestão Sport Clube do Recife. Na política, segue no quarto mandato como deputado federal.
André Janones (Avante)
André Janones é advogado por formação e vem para a disputa pela Presidência da República à frente do partido Avante. Atualmente está no cargo de deputado federal de Minas Gerais (MG). O parlamentar ficou conhecido durante as reinvindicações pela greve caminhoneiros em 2018.
Luiz Felipe d’Avila (Novo)
Luiz Felipe D’Ávila é formado em Ciência Política e vem para a disputa pela Presidência da República à frente do partido Novo. É editorialista, comentarista político, diretor de editoras e escritor. Defende uma agenda liberal.
Eymael (Democracia Cristã)
José Maria Eymael é graduado em Filosofia e Direito. Fez carreira na advocacia e na comunicação. Em 1986, Eymael se elegeu a deputado federal em São Paulo, na Assembleia Constituinte, e foi reeleito no pleito seguinte. Esta é a 6ª vez que Eymael será candidato a presidente da República, agora pelo partido Democracia Cristã.
Pablo Marçal (Pros)
Pablo Marçal tem título de bacharel em Direito e é influenciador digital, com mais de 3 milhões de seguidores. Disputa à Presidência da República pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros). É um candidato nascido Goiania (GO) e fez carreira no coach.
Leonardo Péricles (UP)
Leonardo Péricles é o candidato selecionado pelo partido Unidade Popular (UP). Participou de movimentos estudantis em 2000 e conseguiu chegar à direção da União Nacional dos Estudantes (UNE). Participou de várias ações de luta por moradias, como o “Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas” e outros em Belo Horizonte (BH). Em 2020, concorreu à vice-prefeito da capital mineira.
Vera Lúcia (PSTU)
Vera Lúcia é socióloga e é a representante do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Já foi garçonete, datilógrafa e depois entrou para uma indústria de calçados. Foi ativa em movimentos sindicais. Em 1992, participou da criação do PSTU. Vera já disputou outras candidaturas, como prefeita, governadora e deputada federal, pelo Ceará (CE).
Sofia Manzano (PCB)
Sofia Manzano, doutora em História Econômica, é a representante do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Já disputou a vice-presidência pelo PCB outras vezes. Entrou na militância no final da década de 80 e nos anos 2000 passou a integrar o movimento sindical de professores, e foi uma das líderes de greves da categoria.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA