CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Justiça Eleitoral anula votos de candidato a prefeito em Bragança; entenda

Medida foi tomada após confirmação do indeferimento da candidatura de um dos candidatos à Prefeitura; Decisão reflete no percentual de votos válidos dos demais candidatos

O Liberal
fonte

A Justiça Eleitoral anulou os 13.277 votos (que representava 18,31% do total de votos válidos) recebidos pelo candidato Edson Oliveira (PP), que concorreu ao cargo de prefeito de Bragança, nas eleições municipais deste ano. A anulação ocorreu devido o indeferimento do pedido de registro de candidatura do político, em decisão tomada em primeiro grau e mantida após o julgamento do recurso pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).  

VEJA MAIS

image Dr. Mário é eleito prefeito de Bragança - PA nas eleições 2024
Com 75,42% dos votos, Dr. Mário vence a disputa pela prefeitura de Bragança no primeiro turno, derrotando Edson Oliveira, que obteve 18,31% dos votos.

image Justiça Eleitoral mantém indeferida a candidatura de Edson Oliveira à Prefeitura de Bragança
A decisão foi proferida pela juíza Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), no último dia 30 de setembro

Edson Oliveira foi o segundo candidato mais votado do município, localizado na região do Salgado. Com a anulação dos votos dele, Bragança passa a contabilizar 59.224 votos válidos (excluídos também os nulos e brancos). Dessa forma, o prefeito eleito, Dr. Mário (MDB), que havia vencido a eleição com 75,42% dos votos válidos (54.679 eleitores o escolheram para governar a cidade), passa a ser considerado eleito com 92,32% dos votos válidos. 

Já o candidato Paulo Quadros (Podemos) ficará em segundo, subindo de 6,27% para 7.67% dos votos validos. Ele recebeu 4.545 votos nas eleições deste ano. 

Indeferimento

Edson Oliveira teve o registro indeferido com base na Lei de Inelegibilidade, – Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990. A decisão foi fundamentada na rejeição das contas de governo e gestão de Edson Luiz em diversos processos no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da União (TCU), por atos dolosos de improbidade administrativa.

A sentença de primeiro grau apontou irregularidades graves, incluindo falhas em processos licitatórios e a ausência de comprovação de uso regular de verbas públicas.

Ele recorreu, alegando ausência de elementos suficientes para a rejeição das contas e violação ao direito de defesa, mas o Tribunal não acolheu os argumentos e manteve a decisão de indeferir a candidatura. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

Política

Senador Jader Barbalho completa 80 anos e recebe homenagem na Igreja de Sto. Alexandre em Belém

Com mais de 60 anos de atuação ininterrupta, ele é o político paraense com mais tempo de vida pública do Pará

2

POLÍTICA

Bolsonaro: O candidato para 2026 é Jair Bolsonaro

Ex-presidente afirmou que Michelle deve ser candidata a senadora pelo DF

3

‘não precisa dividir’

Tapajós: Helder critica projeto de novo plebiscito e diz que Pará está ‘mais unido que nunca’

Governador afirmou ter solicitado ao senador Jader Barbalho que pedisse vistas do projeto em tramitação no Senado, durante sessão da Comissão de Justiça

4

PREFEITURA DE BELÉM

Igor Normando anuncia 10 nomes na equipe de transição e trabalhos devem começar até 5 novembro

Entre os integrantes estão nomes como o do ex-reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e de André Bassalo, controlador-geral do Estado