No Pará, vendas no varejo caem 1,4% em junho, aponta o IBGE

Quando se trata da variação acumulada do ano, no mês de junho, o Estado atingiu o índice de 7,1%

Luciana Carvalho
fonte

A Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que as taxas de varejo atingiram -1,4% no estado do Pará no mês de junho de 2022. A queda foi um pouco mais significativa do que no mês anterior, cujo índice era de -0,3%. Com isso, o estado atingiu o 13° lugar na colocação dos estados brasileiros, ficando atrás de estados como Minas Gerais (-7,7%), Roraima (-2,5%), Espírito Santo (-2,5%), São Paulo (-2,5%) e Amapá (-2,4%).

Segundo o IBGE, o mês de junho foi o segundo com a maior queda dentro do período de um ano no estado, ficando atrás somente do mês de abril/2022, que ficou com índice de -4,9%. Em contrapartida, os meses de maiores altas foram: março/2022 (5,4%), fevereiro/2022 (2,2%), junho/2021 (2,0), janeiro/2022 (1,9%) e novembro/2021 (1,1%).

VEJA MAIS

image Dia dos Pais ainda não aquece comércio de Belém, mas movimento pode se intensificar
Muitos lojistas ainda não sentiram alta no número de vendas, mas não perdem a esperança

image Comerciantes esperam aumento de até 50% nas vendas do Dia dos Pais em Belém
Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas), diz estar otimista com as vendas para a data comemorativa

image Comerciantes lembram dificuldades da pior fase da pandemia: ‘é preciso não desistir’
Considerado serviço essencial, comércio não parou no momento mais crítico da pandemia, e, no Dia do Comerciante, empreendedores falam de desafios vivenciados

Vendas do comércio

Em relação ao índice de volume de vendas do comércio ampliado no estado do Pará, o mês de junho também trouxe queda, passando de -0,3% em maio para -0,4% em junho de 2022.

Quando se trata da variação acumulada do ano, no mês de junho, o Pará atingiu o índice de 7,1%, alta um pouco menor do que em maio (8,1%). Já na variação acumulada dos últimos 12 meses, as taxas foram de 3,1% para junho, atingindo pouca diferença quando comparado com o mês de maio, onde o valor era de 3,4%.

Brasil

No que se refere ao país como um todo, em junho de 2022, o volume de vendas do comércio varejista caiu 1,4%, frente a maio, na série com ajuste sazonal no Brasil. Já o acumulado no ano chegou a 1,4% e o acumulado nos últimos 12 meses chegou a -0,9% no país.

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA