CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Semana Santa: Prefeitura impõe regras para controlar circulação de pescado em Belém; confira

Decreto com regras para garantir o abastecimento nesse período foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (10)

O Liberal
fonte

A Prefeitura Municipal de Belém estabeleceu medidas para controlar a saída de pescado da capital paraense durante o período da Semana Santa. Foi publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (10) o decreto assinado nesta quarta-feira (9) pelo prefeito Igor Normando, que dispõe sobre a circulação intermunicipal do produto. Conforme o documento, as restrições já estão valendo e seguem até as 6h do dia 18 de abril.

Durante esse período, a circulação intermunicipal de pescado proveniente do município de Belém será permitida apenas para pessoas físicas ou jurídicas previamente cadastradas junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDCON), responsável pela emissão da Guia de Transporte do Pescado (GTP) em favor dos interessados.

image Venda de peixe se mantém estável apesar da aproximação da Semana Santa, diz peixeiro
Consumidores avaliam melhores ofertas pela cidade

image Demanda por mariscos em Belém deve crescer até 90% na Semana Santa, estimam empreendedores
Com o aumento dos insumos, negociar é essencial para segurar os preços

O decreto estabelece também que o cadastramento de interessados em realizar o transporte intermunicipal do pescado que chegará aos entrepostos e portos de Belém — em especial na doca do Mercado do Ver-o-Peso — deverá ser requerido junto à SEDCON, acompanhado do requerimento oficial enviado pelas prefeituras municipais em favor do interessado. O documento deve identificar o destino do transporte, a quantidade de pescado a ser transportada, o nome do responsável pelo transporte e a placa do veículo transportador, bem como incluir a cópia do documento de identificação do responsável.

Ainda conforme as regras estabelecidas, o embarque e desembarque de pescado em Belém, durante a vigência do decreto, só poderão ocorrer no horário de 00h00 às 06h00.

Outros órgãos da administração municipal, como a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (SEGBEL), a Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (SEZEL) e a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SEINFRA), devem colaborar com a Secretaria de Economia para garantir o cumprimento das medidas.

Segundo o documento publicado no Diário Oficial, as restrições buscam garantir o acesso ao pescado no período da Semana Santa com preços acessíveis a toda a população de Belém. A prefeitura também considerou pesquisa de levantamento de preços realizada pela SEDCON e pelo DIEESE/PA, que evidencia o aumento do preço do pescado nesse período, havendo risco de inviabilização do consumo pela população de baixa renda da cidade.

No dia 12 de março, o Governo do Pará também publicou um decreto que restringe a saída de pescado do estado, por meio da suspensão da emissão de documentos necessários para a movimentação de todas as espécies de pescado in natura, fresco, resfriado, congelado e curado (salgado) para fora do Pará, no período de 3 a 17 de abril. A exceção é para o pescado com selo de aprovação do Serviço de Inspeção Federal (SIF), expedido em favor de indústrias registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA