Presidente da SB COP visita Belém e conhece projeto Jornada COP+ da Fiepa

Iniciativa da Indústria do Pará foca no desenvolvimento sustentável

O Liberal
fonte

Em Belém, nesta quinta-feira (27), o presidente da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e da Jornada COP+, Alex Carvalho, apresentou o projeto da Jornada COP+ ao presidente da Sustainable Business COP 30 (SB COP), Ricardo Mussa. De acordo com a Fiepa, o projeto, na prática, “é um movimento coletivo pela transição justa e desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira”. 

“Há uma necessidade de convergência de esforços na agenda climática, a indústria é um componente que tem como ajudar muito nessa questão e está cada vez mais se entendendo capaz e comprometida com a agenda ambiental", destacou Alex Carvalho, referindo-se ao alinhamento entre a Jornada COP+, da Fiepa; e a SB COP, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A SB COP foi lançada no dia 10, deste mês de março, na sede da CNI, em Brasília (DF), por um grupo formado por instituições e empresas brasileiras e estrangeiras que organizará contribuições do setor produtivo para as negociações climáticas.

VEJA MAIS

image Jornada COP+ propõe agenda para transição energética e desenvolvimento sustentável na Amazônia
A proposta tem como foco criar uma agenda econômica, social e ambiental para o setor produtivo local

image Setor produtivo lança SB COP e se compromete com agenda climática para COP 30
Evento foi realizado na capital federal nesta segunda (10) e contou com a participação do governador do Pará, Helder Barbalho. Primeiros resultados devem ser divulgados até julho.

image Fipa propõe projetos para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Amazônia
Fiepa anunciou o Pacto Amazônia Sustentável e a Jornada COP+, iniciativas multissetoriais e colaborativas para construir uma agenda de interesses comuns da região

A Jornada COP+ e a SB COP, diz a Fiepa, têm como propósito uma nova agenda climática para a indústria que esteja comprometida com a transição para uma economia de baixo carbono. Alex Carvalho reitera que os dois movimentos são complementares e caminham juntos

A SB COP quer construir um grupo de representatividade internacional nos moldes do que já existe no âmbito do G20 e do Brics, com papel estruturado e influente do setor privado nas negociações climáticas globais, a partir da COP 30.

“A conexão da SB COP com a COP+ reflete um legado para o que vai ficar no país e para a região amazônica. Temos muitos pontos de intersecção entre a Jornada, então vai ser um trabalho conjunto e a missão da SB Cop vai ajudar a deixar um legado aqui que a COP+ vai levar adiante”, afirmou Ricardo Mussa.

Os dois presidentes visitaram as obras do casarão histórico, no centro de Belém, que será um dos espaços destinados à programação da indústria durante a COP 30. Eles também foram ver as obras do Parque da Cidade, que receberá a programação oficial da conferência, em novembro.

"O espaço é maravilhoso, grande e está muito bem encaminhado", afirmou o presidente da SB COP sobre o Parque da Cidade. A SB COP e a Jornada COP+ abordam questões como transição energética, economia circular, bioeconomia, transição justa, financiamento climático e atração de investimentos. A Jornada COP+ tem o apoio CNI, da Ação Pró-Amazônia, Sesi, Senai, IEL e Instituto Amazônia+21. O projeto tem como patrocinador master a mineradora Vale.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA