Mapa do calote: saiba quais os 5 estados onde há mais brasileiros devendo; dois são da região Norte
Segundo dados do Serasa, em cinco unidades da Federação, mais da metade da população adulta estava inadimplente em março
Uma pesquisa da Serasa aponta que os nunca houve tantos brasileiros devendo como neste início do ano de 2023. No mês de março, 43,43% da população brasileira com mais de 18 anos deixou de pagar alguma dívida. A marca alcançada é um recorde da série iniciada em novembro de 2016 pela empresa, que é especializada em informações financeiras.
Esse também é o pior resultado se comparado a março de 2020, bem no início da pandemia. Na época, a fatia dos inadimplentes na população adulta chegou a 41,20%. "Estados mais ligados ao setor de serviços, à indústria ou grandes centros urbanos estão em situação pior", afirma o economista da Serasa e responsável pelo levantamento, Luiz Rabi.
Saiba quais os três estados onde há mais pessoas endividadas
Rio de Janeiro aparece em primeiro. No Estado, o estudioso atribui o resultado a falta de dinamismo da economia do Rio, que não possui um setor rural forte ou cadeia exportadora (exceto o petróleo em alguns municípios). Segundo análise de Rabi, o Estado depende muito dos serviços, especialmente do turismo, que parou na pandemia.
VEJA MAIS
Amapá é o segundo colocado no ranking. Já no caso do nosso estado vizinho, o especialista atribui a pobresa da maiorida da população o resultado ruim.
Amazonas é o terceiro. Mais uma cidade do Norte do país entrou no ranking da Serasa. Para Rabi, mesmo com a Zona Franca de Manaus (AM), a geração de movimentação nas cadeias produtivas é baixa. O Distrito Federal e Mato Grosso são os estado que completam os cinco onde as pessoas mais devem.
Saiba onde há menos devedores no Brasil
A pesquisa ainda mostrou quais os três estados brasileiros onde há menos devedores. Os melhores pagadores estão no Piauí (36,67% devedores), no nordeste do país, seguido por Santa Catarina (36,74%) e o Maranhão (38,41%), também no Nordeste.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA