Benefício Taxista: mais de 7 mil motoristas paraenses já receberam parcelas do auxílio
Segundo lote de pagamento deve ocorrer ainda neste mês
No Pará, mais de 7 mil motoristas já receberam o pagamento das duas primeiras parcelas do Benefício Taxista. A transferência dos valores da primeira etapa do auxílio iniciou na última terça-feira (16).
Segundo os dados do balanço do Ministério do Trabalho e Previdência, que coordena a ação, já foram contemplados 245.213 taxistas em todo o Brasil e 14.504 beneficiados apenas na Região Norte, sendo a quarta colocada no número de motoristas atendidos em todo o país. Entre os estados da região, o Pará se destaca com 7.068 beneficiados, seguido do Amazonas (3.861); Rondônia (1.048); e o Acre (994). Por outro lado, o estado do Tocantins ocupa a última posição, com apenas 297 taxistas que receberam as duas parcelas, que somam R$ 1 mil cada.
VEJA MAIS
O segundo lote de pagamento aos taxistas deve ocorrer no dia 30 de agosto, com valor máximo de R$ 1.000, por parcela. Para receber o auxílio, o motorista deverá ter sido cadastrado pela prefeitura ou ente municipal até a última segunda-feira (15). O benefício será depositado em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela Caixa Econômica, em nome do motorista, que poderá realizar movimentações por meio do aplicativo Caixa Tem. Não será necessário enviar dados ou efetuar cadastro no banco. Em casos de não movimentação da conta por até 90 dias, os recursos serão recolhidos ao Tesouro Nacional.
Quem pode receber o Benefício Taxista?
O benefício é destinado aos motoristas de táxi registrados nas prefeituras até 31 de maio de 2022 e que sejam titulares de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital. O motorista também precisa estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) devidamente regularizados.
O Benefício Taxista será válido até dezembro deste ano. As parcelas e o valor do auxílio poderão sofrer reajustes em função do número de motoristas cadastrados e o limite global de recursos. Os dados dos motoristas que atendem aos critérios do programa devem ser enviados pelos gestores municipais até o dia 11 de setembro.
O cadastramento será realizado pelo gestor local, no sistema DATAPREV, disponível no link
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA