Auxílio Brasil: Como consultar o Cadastro Único pelo CPF?
Para conseguir receber o Auxílio do Governo Federal, o beneficiário precisa estar com a situação regular no CadÚnico para Programas Sociais
O Auxílio Brasil, programa de redistribuição de renda que substituiu o Bolsa Família, foi implementado pelo Governo Federal em novembro de 2021. Desde então, os beneficiários passaram a receber o valor mínimo de R$600, que é válido entre agosto e dezembro deste ano. Para ter direito ao auxílio, é necessário manter atualizadas informações pessoais ou da estrutura familiar no Cadastro Único (CadÚnico). Confira como consultar o Cadastro Único pelo CPF.
VEJA MAIS
Os dados coletados na atualização do CadÚnico são utilizados pelo Governo Federal para incluir famílias de baixa renda em programas de assistência e transferência de renda, como o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O que acontece se o CadÚnico não for atualizado?
O beneficiário que não atualizar as informações do Cadastro Único pode ter o Auxílio Brasil bloqueado e, caso não procure o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu bairro até dezembro, pode ter o benefício definitivamente cancelado. Além disso, quem não realizar a atualização perderá o direito à tarifa social de energia elétrica.
Como consultar CadÚnico pelo CPF?
Para saber se está devidamente inscrito no CadÚnico, a consulta pode ser feita pelo novo site do Cadastro Único. Para realizar a consulta, o beneficiário deve:
- Entrar no site;
- Colocar o número do CPF e usar a senha do login do Gov.BR
O portal oferece a consulta por CPF, consulta simples e consulta completa aos dados.
(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA