Cadastro Único: saiba como atualizar os dados e obter o comprovante de inscrição
Para conseguir ser contemplado pelos benefícios do governo é necessário estar com os dados do Cadastro Único atualizados; saiba como fazer
Uma das principais maneiras de famílias de baixa renda serem incluídas em programas federais, como o Auxílio Brasil e Tarifa Social de Energia Elétrica, é o Cadastro Único (Cadúnico). Porém, para conseguir obter os benefícios, é necessário estar com seus dados atualizados e seguir regras específicas para que a inscrição seja avaliada. Por isso, o Oliberal.com listou como atualizar o cadastro e a documentação necessária.
VEJA MAIS
Quem pode se inscrever no Cadastro Único?
- Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
- Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos;
- Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo;
- Pessoas que moram sozinhas - constituem as chamadas famílias unipessoais;
- Pessoas que vivem em situação de rua.
Como se inscrever no Cadastro Único?
Pelo aplicativo Cadastro Único é possível realizar um pré-cadastro. Essa etapa é opcional e tem o objetivo de agilizar o processo presencial, que deve ser feito no prazo de até 120 após o primeiro procedimento. A inscrição no Cadastro Único é feita presencialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município ou em Postos de Atendimento do Cadastro Único.
Documentação necessária
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade – RG;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.
Entrevista de cadastramento
Após procurar o CRAS ou um posto do CadÚnico, o responsável deve realizar uma entrevista social, com um funcionário que fará perguntas sobre diversos aspectos da realidade da família. Lá, o interessado irá receber um comprovante de cadastramento.
NIS
Ao inserir os dados da família no Cadastro Único, o sistema irá checar se as pessoas que compõem o grupo familiar já possuem um Número de Identificação Social (NIS). Se não tiverem, um será atribuído a elas.
Como atualizar os dados do Cadastro Único?
Ao se inscrever no CadÚnico, a família se compromete a atualizar os dados sempre que alguma mudança acontecer ou, pelo menos, a cada dois anos. No entanto, o poder público também convoca as famílias por meio de cartas e telefonemas. Anualmente, o governo realiza uma ação de revisão social.
Para atualizar, é necessário ir até um CRAS ou posto de Cadastro Único. Caso a família não atualize seu registro em até 4 anos, o cadastro pode ser excluído. Por isso, é de extrema importância que os dados estejam atualizados.
Como consultar os dados?
Para saber se está cadastrado ou se precisa atualizar os dados, basta checar o registro no aplicativo Meu CadÚnico.
Comprovante de inscrição
Para emitir o comprovante de inscrição o interessado pode acessar o site; o aplicativodo programa, ou ir presencialmente em algum posto de Cadastro Único.
(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA