Atualização do CadÚnico, necessário para recebimento de benefícios, vai até esta sexta
Quem foi convocado e não fizer atualização corre o risco de perder benefícios como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Os paraenses que entraram no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019 devem fazer a atualização cadastral até esta sexta-feira (14), prazo estabelecido pelo Executivo e que iniciou no dia 5 deste mês. Caso não compareçam, as pessoas com cadastros desatualizados correm o risco de ver seus benefícios suspensos ou bloqueados.
VEJA MAIS:
Em resposta ao Grupo Liberal, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), ligada à Prefeitura de Belém, informa que, aproximadamente, 17 mil cadastros foram notificados para realizar o procedimento de atualização.
“A Funpapa vem realizando essas atualizações diariamente, e no último dia 5 de abril foi realizado o Dia D exclusivamente para este público. No entanto, o governo federal ainda não disponibilizou o quantitativo de pessoas que ainda faltam. Esse levantamento será disponibilizado em maio, após o diagnóstico geral de todos os municípios”, disse o órgão.
Já a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho da Prefeitura de Ananindeua informa que 28 mil pessoas precisam realizar a atualização no CadÚnico no município.
Espera
Esse recadastramento deve ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), porta de entrada da assistência social nos municípios, ou nas sedes do CadÚnico. Em um Cras visitado pela reportagem na manhã desta quinta-feira (13), a fila era moderada, mas, segundo os usuários, começou antes das 6h.
A dona de casa Rosiane Souza, de 50 anos, trabalhava como empregada doméstica, mas precisou largar o emprego para tratar um transtorno bipolar. Ela conta que, na jornada de trabalho, tinha muito estresse, o que agravou o seu quadro, e por isso o médico que a acompanha emitiu um laudo recomendando que ela deixasse o emprego. Agora, Rosiane depende apenas do Bolsa Família, cujo cadastro é feito a partir do CadÚnico.
“Eu vim reatualizar, fiz em outubro, quando chamaram, e agora chamaram de novo, geralmente é para ver se mora sozinho na casa, fazer uma verificação. Dependo do CadÚnico para receber o Bolsa Família, não posso perder porque não trabalho, faço tratamento de transtorno bipolar e não posso trabalhar, tenho laudo”, conta.
A dona de casa chegou no Cras às 6h e diz que muitas pessoas já haviam chegado antes. A sua senha era a de número 47 e, às 9h30, os funcionários chamaram os números 28, 29 e 30.
VEJA MAIS:
Também dona do lar, Lurdes Plácio, de 47 anos, recebe o Bolsa Família como única fonte de renda, já que está desempregada e não consegue uma vaga de trabalho no mercado. Ela chegou quase junto com Rosiane e tinha a senha 44 - quando a reportagem foi até o local, já aguardava ser chamada por mais de três horas e meia.
“Vim atualizar meu cadastro, já fiz essa atualização no dia 19 de dezembro, tive que vir de novo porque me chamaram. Uso o cadastro para receber o Bolsa Família, que me ajuda muito, porque não consigo trabalho, é a única renda que eu tenho”, ressalta.
Regras
A coordenadora do Cras Terra Firme, localizado na travessa Lomas Valentinas, Rejane Bordalo, explica que a chamada é para os cadastros que estão desatualizados desde 2016 até 2019.
“Caso a pessoa seja convocada e não venha, os benefícios que ela recebe serão bloqueados, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). No caso de quem está cadastrado no modelo unipessoal, sem família, precisa vir para prestar novas informações e confirmar alguns dados, como endereço. Como voltou o Bolsa Família, o governo federal está fazendo uma busca e uma averiguação, porque voltaram as condicionantes do programa”, afirma.
A procura no Centro, segundo ela, foi relativamente tranquila nos últimos dias. Na opinião de Rejane, muitas pessoas ainda não têm conhecimento do fim do prazo e só ficarão sabendo no último dia, nesta sexta-feira. “Muitas não têm acesso às redes sociais, e aí fica difícil”, comenta.
No fim do prazo, a coordenadora adianta que as filas devem ser intensas, mas não vê isso pelo lado negativo; afinal, quanto mais pessoas comparecerem, maior o número de atualizações, necessárias para a continuidade do pagamento dos benefícios.
Confira onde fazer a atualização em Belém:
Central do CadÚnico
Endereço: Av. Augusto Montenegro, 2, Parque Verde
Cras Aurá
Endereço: Rodovia BR-316, Granja Modelo Km 6, Ananindeua
Bairros de Abrangência: Aurá Belém, Águas Lindas Belém, Guanabara Belém, Parte do Una Belém, Parte da Cabanagem, Parte do Castanheira, Parte do Coqueiro Belém e Parte do Souza
Cras Guamá
Endereço: Rua Augusto Correa, nº 494. Esquina com Perimetral.
Bairros de Abrangência: Guamá, Universitário (Riacho Doce e Pantanal), Ilhas do Combu, Patos, Cintra, Piriquitaquara, Furo de São Benedito, Murutucu, Grande, Porticarvônia e Negra
Cras Cremação
Endereço: Av. Alcindo Cacela, nº 2993. Entre rua São Miguel e rua Fernando Guilhon.
Bairros de Abragência: Cremação, Condor, São Brás, Batista Campos e Nazaré
Cras Jurunas
Endereço: Rua dos Mundurucus, nº 360. Entre Trav. de Breves e avenida Bernardo Sayão.
Bairros de Abrangência: Jurunas, Reduto, Campina e Cidade Velha
Cras Mosqueiro
Endereço: Rua Francelina Santos (rua da Bateria), nº 509. Próximo à Guarda Municipal – Farol.
Bairros de Abragência: Ilha do Mosqueiro e Ilhas de Caruaru, Onças, Itapempanema, Mari Mari, Castanhal do Mari Mari, Baia de Santo Antonio, Caratateua, São marcos, Pombas, Marinim I, Marinim II, Caruari, Coroinha e São Pedro
Cras Barreiro
Endereço: Trav. Djalma Dutra, nº 265. Esquina com Municipalidade.
Bairros de Abrangência: Barreiro, Sacramenta, Maracangalha, Miramar, Val de Cans, Parte da Marambaia e Telégrafo
Cras Benguí
Endereço: Rua Betânia, alameda Ananindeua, nº 111
Bairros de Abragência: Benguí, Parte da Marambaia, Mangueirão, Parte do Una, Parte da Cabanagem e Parte de Castanheira.
Cras Pedreira
Endereço: Trav. Timbó, nº 1557. Entre Av. Visconde de Inhaúma e Marquês de Herval.
Bairros de Abrangência: Pedreira, Fátima, Umarizal, Parte do Marco, Parte da Marambaia e Parte do Souza.
Cras Outeiro
Endereço: Avenida Beira Mar, nº 310, bairro São João de Outeiro
Bairros de Abrangência: Ilha de Caratateua e Ilhas: Itatuoca, Santa Cruz, Coroinha Nova, Urubuoca, Paquetá, Paquetá Açu, Patos, Nova Mirim, Jararaca, Jaraquinha, Redonda, Longa, Do Bonfim da Barra, Do Cruzador, Fortinho, Marineira, Murutura, Paulo da Cunha
Cras Icoaraci
Endereço: Rua Manoel Barata, nº 1104. Próximo ao fórum de Icoaraci, bairro Cruzeiro.
Bairros de Abragência: Icoaraci, Paracuri, Parque Guajará, Tenoné, Águas Negras, Agulha, Ponta Grossa, Cruzeiro, Pratinha I e II, Campina de Icoaraci, Maracacuera e Ilhas de Cotijuba, Jutuba e Nova
Cras Tapanã
Endereço: Rua das Rosas, nº 194. Entre Augusto Montenegro e rua Yamada.
Bairros de Abrangência: Tapanã, Parque Verde, São Clemente, Parte do Coqueiro
Cras Terra Firme
Endereço: Trav. Lomas Valentina, nº 2585. Entre Almirante Barroso e João Paulo II.
Bairros de abrangência: Terra Firme, Canudos, Curió Utinga e Parte do Marco
Confira onde fazer a atualização em Ananindeua:
Sede do CadÚnico
Endereço: Passagem Suely, esquina com a avenida Cláudio Sanders, bairro Centro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e no sábado, das 8h às 12h
Ações do programa municipal “Prefeitura em Movimento”
Percorre os bairros de Ananindeua com todos serviços da gestão, incluindo inscrição e atualização no CadÚnico
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA