Apagão cibernético afeta serviços no Aeroporto Internacional de Belém

Os cartões de embarque estão sendo emitidos de forma manual. Houve atraso em voos, mas não há confirmação de que motivo tenho sido o apagão

O Liberal
fonte

O apagão cibernético que afetou empresas e usuários no mundo todo também impactou em alguns serviços no Aeroporto Internacional de Belém. O Grupo Liberal esteve no local e confirmou com passageiros e funcionários de uma companha aérea que os cartões de embarque, por exemplo, estão sendo feitos de forma manual, o que aumentou o tempo de espera nas filas.

image Houve atrasos em quatro voos saindo de Belém (Kamila Murakami / O Liberal)

Houve também atrasos em quatro voos programados para sair de Belém com destino a São Luís, Marabá, Macapá e Belo Horizonte. Porém, um funcionário da Norte da Amazônia Airports, concessionária que administra o espaço, disse que os atrasos não têm relação com o apagão.

VEJA MAIS

image Entenda o que é CrowdStrike Falcon, software responsável por apagão cibernético
Atualização na plataforma Falcon, da CrowdStrike, interrompe serviços essenciais em diversos países

image Apps de Bancos têm instabilidade no Brasil após apagão cibernético no mundo
Usuários relatam problemas para acessar serviços bancários no Brasil

Já os funcionários de uma companhia aérea, que preferem não se identificar porque não tinham autorização para falar oficialmente pela empresa, afirmaram que o atraso nos voos se deve ao fato dos serviços estarem sendo feitos manualmente, devido ao apagão.

O Grupo Liberal procurou a Norte da Amazônia Airports. Em nota, a concessionária do Aeroporto Internacional de Belém informou "que os sistemas do aeroporto e as operações estão ocorrendo normalmente. Entretanto, na madrugada e manhã desta sexta-feira (19), foram registrados atrasos de voos devido a impactos nos sistemas das companhias aéreas, que poderão fornecer mais informações sobre o assunto". A empresa orientou os passageiros com viagem agendada que verifiquem o status do voo diretamente com a companhia aérea.

A reportagem também pediu informações às companhias aéreas Gol, Latam e Azul. Em nota, a Azul informou que, devido intermitência no serviço global de Tecnologia da Informação, que impacta diretamente o sistema de reservas e operação na aviação mundial, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. "A recomendação é que os Clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes", disse a companhia.

Já a Gol afirmou que os sistemas e as operações da companhia nos aeroportos não sofreram impactos até o momento. A LATAM também afirma que até o momento a operação não registrou impactos diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft em nível mundial. "O Grupo LATAM recomenda aos seus passageiros que verifiquem o status dos voos como medida de precaução em https://www.latamairlines.com/br/pt/minhas-viagens. O Grupo LATAM lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros".

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA