CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

O que é Amazônia Azul? Conheça a área incorporada ao mapa brasileiro

A zona possui 5,7 quilômetros quadrados de extensão, conforme a Marinha do Brasil

Lívia Ximenes
fonte

A Amazônia Azul, área incorporada ao mapa do Brasil, trata-se do território marítimo brasileiro. A região é uma Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do país e possui 3,6 milhões de quilômetros quadrados. Com grande potencial de recursos, a Amazônia Azul já foi adotada por veículos de imprensa brasileiros.

VEJA MAIS

image Evento realizado em Belém busca aumentar ecossistema de bioeconomia na Amazônia
Entre os objetivos do encontro, realizado nesta quinta-feira (1º), estava a conexão de empreendedores inovadores da região com investidores

image Investidores suiços visitam Museu Goeldi em busca de parcerias
O nexBio Amazônia 2024 é uma iniciativa da Swissnex, um programa da Secretaria de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação do governo suíço, que visa apoiar soluções tecnológicas sustentáveis

image Voadeiras elétricas abrem caminho para o transporte fluvial sustentável na Amazônia
Falta de fornecedores nacionais de componentes elétricos e de estrutura para carregamento são, no entanto, alguns entraves para viabilidade

Conforme a Marinha do Brasil, a extensão correta da área é de 5,7 milhões de quilômetros quadrados. A proporção se torna oficial caso haja aceitação do Estudo do Limite Exterior da Plataforma Continental Brasileira, reivindicação feita à Organização das Nações Unidas (ONU). A Amazônia Azul corresponde a cerca de 67% da área continental brasileira.

Esse perímetro, pertencente ao Brasil, é rico em biodiversidade marinha e recursos minerais, energéticos e não extrativos. Toda a margem da costa marítima brasileira é parte da Amazônia Azul, inclusive as áreas marinhas que cercam ilhas oceânicas e rochedos. Entre os usos econômicos da zona, estão pescados, minerais, petróleo, gás, energia maremotriz e energia eólica.

image Amazônia Azul, conforme a Marinha brasileira (Reprodução / Marinha do Brasil)

A estabilidade climática do país depende da Amazônia Azul, bem como a qualidade ambiental. A principal forma de exploração de recursos vivos é a pesca extrativista, o que permite um amplo desenvolvimento de estoque genérico - que é pouco explorado. Entretanto, mesmo com grande biodiversidade, há poucos peixes na área.

Outra condição negativa da Amazônia Azul está nas características físico-químicas das águas. Pobre em nutrientes, o ambiente marinho possui produção primária pequena. Assim, a cadeia alimentar do local torna-se mais complexa.

Mesmo com poucos peixes, essa área é alvo de pesca para subsistência, ou seja, pescadores extraem para complementar a renda familiar. Porém, a degradação ambiental da costa, resultado de conflitos com a pesca industrial e a especulação imobiliária, tem ameaçado a pesca artesanal. Desde 1970, a pesca industrial recebe subsídios governamentais.

VEJA MAIS

image Marinha e PF apreendem carga de cigarros estimada em R$ 10 milhões, no extremo norte do Brasil
Foram encontradas quatro mil caixas de cigarro falsificado; embarcação chega em Belém nesta quinta-feira (18)

image Praia do Atalaia tem faixa de areia bloqueada para proteção de tartarugas marinhas, em Salinópolis
Desde 2023, a proteção das tartarugas marinhas e outras espécies tem sido uma prioridade para o Pará

image Número de embarcações irregulares flagradas em 2024 no Pará já é 50% maior que o do ano passado
Superlotação e excesso de cargas são alguns dos problemas detectados nas fiscalizações da Marinha

A mineração na Amazônia Azul foca, principalmente, na exploração de areia e cascalho, além de ilmenita, monazita, zirconita e rutilo. Não se sabe a porcentagem exata do PIB brasileiro relacionado à extração nesse perímetro. Os recursos minerais da zona são utilizados, especialmente, na construção civil.

Os campos marítimos abrigam a maioria das reservas brasileiras de petróleo. Recursos energéticos alternativos associados ao mar do Brasil podem ser de grande importância para desacelerar o aquecimento global. Além disso, a Amazônia Azul é relevante estrategicamente para o país, pois cerca de 95% do comércio exterior é feito por vias marítimas, segundo a Marinha do Brasil.

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão de Enderson Oliveira, editor de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Curiosidades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!