Jô Soares: Relembre personagem corneteiro, que também cobriu as Copas de 50 e 54
Jô faleceu hoje, 5 de agosto, no Hospital; o humorista e apresentador deixa o seu legado também no mundo do futebol
Sem dúvida, Jô Soares foi um dos artistas brasileiros mais importantes de todos os tempos. Humorista, ator, apresentador, diretor, escritor: apenas algumas das profissões que Jô exerceu com maestria, nos seus mais de 84 anos. O apresentador faleceu hoje, 05 de agosto, mas sua obra não será esquecida. E no futebol, Jô também deixou o seu legado: criou e interpretou o personagem Zé da Galera, conhecido por “cornetar” a seleção brasileira às vésperas da Copa do Mundo de 1982.
VEJA MAIS
O personagem utilizava uma cabine telefônica para ligar e dar palpites para o treinador da seleção brasileira na época, Telê Santana. Em uma de suas esquetes mais conhecidas, Zé da Galera pede para Telê: “Bota ponta, Telê!”. Veja o vídeo:
Jô foi um dos poucos brasileiros a ver a seleção ao vivo em 1954
Além de usar do humor para falar da competição mundial, o humorista também acompanhou a seleção brasileira como correspondente oficial. Ele esteve nas Copas de 1950 e em 1954, na Suíça, onde morava na época. Foi um dos poucos brasileiros a assistir a competição ao vivo e em cores, experiência que contou em detalhes no seu livro “A copa que ninguém viu e a que não queremos lembrar”.
Na ocasião, o Brasil foi eliminado pela Hungria, nas quartas de final, pelo placar de 4x2. Jô gostava de contar que, ao entrar no ônibus dos canarinhos, foi ele quem avisou para os jogadores que o empate contra a Iugoslávia na fase de grupos havia classificado o Brasil para a fase eliminatória, e não eliminado, como acreditam os jogadores e a comissão técnica.
Veja mais sobre a carreira e a vida de Jô Soares
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA