'Casamento é prisão': Chá de Canela debate o tema com especialista

O conteúdo fica disponível hoje, 9, a partir das 20h, no Libplay e também nas principais plataformas digitais

O Liberal

O sétimo episódio do videocast Chá de Canela traz para a roda de conversa mais um assunto que divide opiniões com o questionamento: Casamento é prisão? Para alguns sim, para outros jamais. E para estabelecer um pouco das questões que cercam o assunto, Bruna Lima e Ana Carolina Matos chamaram a psicóloga e especialista em terapia de casal, Carolina Moura. O conteúdo fica disponível hoje, 9, a partir das 20h, no Libplay e também nas principais plataformas digitais.

O casamento é uma instituição secular e que ao longo do tempo na humanidade apresenta diversas funções. Diante disso, a psicóloga e terapeuta de casal Carolina Moura, introduz que o casamento se trata de uma negociação, onde ocorre um pacto, um acordo de compartilhamento de uma vida a dois.

VEJA MAIS

image ‘A nossa sexualidade tem a possibilidade de transitar’, diz sexóloga no videocast Chá de Canela
Terceiro episódio do programa vai ao ar hoje, 12, no LibPlay e Youtube de OLiberal.com

image 'Etarismo no Twitter Belém' é o tema do Chá de Canela da semana
A advogada Angélica Maués fala das experiências de etarismo que vive no mundo virtual

image 'Ser visionária na cultura pop tinha sempre uma hiperssexualização', diz psicóloga no Chá de Canela
Entrevistada da semana foi a psicóloga feminista, mestre e dra. em Psicologia Social, Jéssica Modinne

“Por conta disso, é comum que não se tome decisões em um plano individual. Entra em jogo tudo que se refere na vida do casal. O que se faz com o tempo, com o dinheiro e tudo que envolve o dia a dia. Férias, relacionamentos, você vai compartilhar e renegociar as coisas que cercam sua vida”, pontua a psicóloga.

A especialista também comenta sobre as novas famílias e destaca que independente disso, há uma relação de poder entre as partes. “Existem as famílias recompostas, divorciadas e recasadas, casais homoafetivos, mas não podemos excluir que em qualquer relacionamento amoroso, de amizade ou familiar há uma relação de poder e isso independe do sexo”, pontua Carolina Moura.

Por muito tempo, as mulheres viveram o casamento como um negócio, um arranjo social, que acaba refletindo em outras questões. Mesmo com as mudanças, muitas mulheres ainda sentem o peso do “compromisso” do casamento. Sobre essa questão, a psicóloga diz que essa demanda é maior em seu consultório justamente de mulheres.

Sobre o Chá de Canela

O Chá de Canela é um videocast que visa debater temas pouco abordados ou assuntos tabus discutidos em roda de amigas, mas que acabam não ganhando visibilidade em meios tradicionais de comunicação. A iniciativa foi concebida pelas jornalistas Bruna Lima e Ana Carolina Matos, em 2020, ainda como formato de podcast. Três anos depois, a iniciativa é ampliada para o audiovisual.

Novos episódios são lançados toda quarta-feira, às 20h, na íntegra no LibPlay e redes de streaming como Deezer, Spotify e Apple Podcast, assim como nas redes sociais do projeto no Instagram, TikTok e YouTube. Esta temporada tem duração de três meses e 12 episódios. Este projeto tem apoio do Grupo Liberal e do curso de comunicação social da Universidade da Amazônia (Unama).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA