'Etarismo no Twitter Belém' é o tema do Chá de Canela da semana

A advogada Angélica Maués fala das experiências de etarismo que vive no mundo virtual

O Liberal

O preconceito contra a idade, conhecido como etarismo, é um tema que vem ganhando as rodas de debate nos últimos anos. Diante disso, o 5º episódio do Chá de Canela resolveu trazer o assunto "Etarismo no twitter Belém" para perto e convidou a advogada Angélica Maués, 38 anos, para dividir um pouco sobre situações que vive no mundo virtual. Para conferir o bate-papo, o episódio vai ao ar hoje (26), às 20h, no youtube e LibPlay de oliberal.com e também nas plataformas de streaming.

Com quase 20 mil seguidores no twitter, a advogada costuma ser chamada de “tia”, de forma pejorativa, quando determinados grupos não aceitam seus comentários na rede social. Angélica Maués entrou no Twitter, em 2009, e faz do espaço um local de desabafo, de expor pensamentos e sentimentos, mas nem sempre seus comentários são bem aceitos e acaba gerando alguns tumultos virtuais.

“Eu sempre fui muito atuante no Twitter, pois gosto muito de escrever e lá funciona como esse espaço de dividir os meus pensamentos. Mas, nos últimos tempos, algumas situações começaram a ocorrer, que é o que chamamos de onda de ódio”, relata a advogada.

VEJA MAIS

image Chá de Canela: projeto ganha segunda temporada como videocast no OLiberal.com
Iniciativa discute assuntos tabus de forma leve e divertida sob comando das jornalistas Ana Carolina Matos e Bruna Lima

image ‘A nossa sexualidade tem a possibilidade de transitar’, diz sexóloga no videocast Chá de Canela
Terceiro episódio do programa vai ao ar hoje, 12, no LibPlay e Youtube de OLiberal.com

image 'Ser visionária na cultura pop tinha sempre uma hiperssexualização', diz psicóloga no Chá de Canela
Entrevistada da semana foi a psicóloga feminista, mestre e dra. em Psicologia Social, Jéssica Modinne

Um caso emblemático foi no período do carnaval, quando Angélica resolveu curtir a nas ruas de rua de Belém na companhia dos amigos, e as pessoas iniciaram uma série de chacota do tipo: “quem ela pensa que é?”, “quase 40 anos na cara”, “nem se manca, fantasiada de pirata”.

A advogada disse que ficou assustada, principalmente, por partir de pessoas jovens esse tipo de comentário. Para a Angélica, a ação é resultado de um machismo que acaba afetando as mulheres em diferentes âmbitos.

Angélica Maués é viúva há um ano, é mãe, e vem seguindo a vida. Ela acredita que sua forma de agir acaba incomodando os usuários da rede, onde tem um grande alcance.

"A rede acaba virando uma comunidade e as pessoas acabam tentando interferir na tua vida. É muito curioso isso, mas além de uma onda de ódio, eu também recebo muito amor por lá. O twitter é uma ferramenta interessante e que já me trouxe grandes amigos para a vida”, completa.

Para saber tudo o que rolou nesse bate-papo é só ficar ligado na estreia do quinto episódio.

O que é etarismo?

Etarismo é a discriminação contra pessoas com base em estereótipos associados à idade. Esse preconceito se manifesta através de diferentes maneiras de abordagem ao idoso, como piadas, infantilização e atitudes de exclusão.

Sobre o Chá de Canela

Semanalmente, o videocast Chá de Canela aborda assuntos tabus em uma dinâmica de roda de amigas, com informação descontraída e de um jeito leve. A iniciativa foi concebida pelas jornalistas Ana Carolina Matos e Bruna Lima em 2020, ainda como formato de podcast. Três anos depois, o projeto foi ampliado para o formato de videocast em uma temporada de 12 episódios lançados toda quarta-feira, às 20h.

O Chá de Canela tem apoio do Grupo Liberal e do curso de comunicação social da Universidade da Amazônia (Unama).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA