Luciano Hang é condenado à prisão pela Justiça do RS por difamação e injúria

Ele chamou de 'esquerdopata' o arquiteto que liderou campanha contra instalação de uma 'estátua da liberdade' em frente à Havan, em Canela (RS)

O Liberal

O empresário Luciano Hang foi condenado à prisão pela 1ª Câmara Especial Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, pelos crimes de difamação e injúria contra o arquiteto Humberto Tadeu Hickel.

VEJA MAIS

image Agente penitenciária 'musa' que fez sexo com detento é condenada a 9 meses de prisão
O caso veio à tona quando autoridades da prisão encontraram três fotos íntimas e uma carta de amor na cela de Edwin Poole, condenado por assalto à mão armada e cumprindo uma pena de 10 anos e meio.

image Justiça nega pedido de redução de pena de Robinho, condenado por estupro coletivo na Itália
Ex-jogador cumpre sentença no Brasil, na penitenciária de Tremebé.

Luciano Hang é o dono das lojas Havan e conhecido apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. A sentença judicial determinou penas de 1 ano e 4 meses de reclusão, além de 4 meses de detenção, ambas em regime aberto. Mas, as penas foram convertidas em prestação de serviços comunitários e pagamento de uma indenização de 35 salários mínimos a Hickel.

A Justiça penalizou Hang em 20 dias-multa, com cada dia avaliado em 10 salários mínimos, totalizando cerca de 300 mil reais.

Hang foi condenado por ter chamado Hickel de "esquerdopata" e sugerido que ele "vá para Cuba", após o arquiteto ter liderado campanha contra a instalação de uma "estátua da liberdade" em frente a uma nova filial da Havan no município gaúcho de Canela.
Hang vai recorrer da decisão, como afirmou em entrevista ao O GLOBO.

"O Brasil é um país extremamente perigoso para um empreendedor. Na busca de gerar empregos e desenvolvimento, pode ser processado criminalmente por pessoas que se utilizam de ideologias ultrapassadas para impedir a construção de empreendimentos. É o que está acontecendo neste caso. Um absurdo. É inaceitável que debates políticos sejam punidos tirando o direito à liberdade de expressão", afirmou em nota.

VEJA MAIS

image Jogador holandês de vôlei de praia condenado por estupro ficará isolado nos Jogos de Paris
Steven van de Velde foi condenado a quatro anos de prisão depois de ter admitido que estuprou uma menina de 12 anos, segundo o jornal britânico The Telegraph.

image Homem condenado por roubo majorado é preso em Benevides após 18 anos
Ricardo Mendes de Souza foi encaminhado para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), onde se encontra à disposição da Justiça

A decisão judicial correu durante uma sessão telepresencial realizada, na segunda-feira (22.07), e presidida pelo desembargador Luciano Andre Losekann. O caso teve como relator o desembargador Marcelo Machado Bertoluci.

O tribunal, por maioria, decidiu reformar o decreto absolutório anterior e condenar Hang por calúnia e difamação, que se constitui na prática de propagar informações falsas ou imprecisas sobre alguém, com o intuito de prejudicar sua reputação e imagem perante terceiros.

A desembargadora Viviane de Faria Miranda disse durante a sessão, na segunda-feira: “Não é possível que nós convivamos nesse ambiente de ódio e com o estímulo a esse tipo de discurso de ódio, que têm sido cada vez mais frequentes”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL