Golpe no pix: veja como se proteger nos casos de transações agendadas
Normalmente, os golpistas agendam o pagamento para horas depois ou outro dia e, antes da data, cancelaM a operação. Fique atenta nesta prática e veja como identificar a fraude
O sistema PIX veio para melhorar e dar mais rapidez às transações bancárias, além de permitir com o que o usuário fique livre de taxas para realizar operações, como pagamento de boletos e transferência de valores, por exemplo. Mas por trás da facilidade, há quem se aproveite da situação e gere fraudes. O novo golpe é o PIX por agendamento. Nas redes sociais, muita gente tem alertado sobre comprovantes de transferências agendados. Veja:
Mas afinal, o que é golpe no pix por agendamento? Veja como funciona e como se proteger.
VEJA MAIS
Como funciona o golpe no pix por agendamento?
A fraude via PIX funciona assim: os criminosos usufruem de um determinado serviço ou produto, pagam com pix agendado e depois cancelam o pagamento. Normalmente, os golpistas agendam o pagamento para horas depois ou outro dia e, antes da data, cancelam a operação. Quem vende geralmente não percebe o que houve.
Por que os comerciantes não percebem o erro do Pix agendado?
Algumas vezes, esses comprovantes são adulterados com edição. Os criminosos escondem a data e hora, por exemplo. Mas, no geral, dá para perceber a alteração e notificar a pessoa que gerou o comprovante.
Como se proteger do golpe do pix agendado?
O primeiro passo é pedir o comprovante de transação. Em seguida, é necessário atentar para:
- Número de ID ou transação;
- Valor da transação;
- Data e hora;
- Descrição da transação;
- Informações do destinatário;
- Informações do pagador.
Na ausência dessas informações, verifique a própria conta bancária para avaliar que houve transferência.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA