Gêmeos de pais diferentes: caso raro é registrado no Brasil

Segundo o médico que acompanhou a gestação, este seria o 20º caso registrado no mundo de superfecundação heteroparental

O Liberal
fonte

Um caso considerado extremamente raro surpreendeu moradores da cidade de Mineiros (GO). Uma jovem de 19 anos, que se relacionou no mesmo dia com dois homens diferentes, engravidou de dois meninos gêmeos, um de cada pai. A situação foi divulgada pelo médico nesta semana. As crianças já têm um ano e quatro meses. As informações são do G1.

VEJA MAIS

image Varíola dos macacos: em caso raro, homem contrai a doença em evento ao ar livre
O caso pode ser o primeiro em que uma pessoa é contaminada com a doença em um ambiente aberto

image Retinoblastoma, câncer raro que acomete crianças, requer diagnóstico precoce
Caso a doença seja tratada desde cedo, há grandes índices de cura. Mas, em casos severos, pode haver o risco de o paciente não ser salvo.

image Mulher na Argentina pode ser 2º caso de cura natural do vírus HIV
A mulher teria eliminado o vírus em um fenômeno raro chamado "cura esterelizante"

Segundo o médico Túlio Jorge Franco, que acompanhou a jovem na gestação, este seria o 20º caso registrado no mundo de superfecundação heteroparental, como é chamado cientificamente. "É possível acontecer quando dois óvulos da mesma mãe são fecundados por homens diferentes. Os bebês compartilham o material genético da mãe, mas eles crescem em placentas diferentes", esclareceu o médico.

A mãe dos meninos explicou que a confirmação de que os bebês eram filhos de pais diferentes veio quando eles tinham oito meses de idade, através de um exame de DNA. Apenas um dos meninos foi atestado como filho do homem que ela achou que fosse o pai. Um novo exame foi feito e confirmou o primeiro diagnóstico.

"Eu lembrei que havia tido relação com outro homem e chamei ele para fazer o exame, que deu positivo", conta a mãe, que preferiu não se identificar. "Eu fiquei surpresa com os resultados. Não sabia que isso podia acontecer. Eles são muito parecidos", continuou a jovem, explicando que o pai de um deles assumiu a paternidade das duas crianças.

Por se tratar de uma raridade, Túlio Franco e seus alunos estudam o caso mais afundo, que pode ser publicado em revistas nacionais e até internacionais. "É extremamente raro. Acontece um em um milhão. Nunca imaginei que veria um caso desse na minha vida", comemorou o médico.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL