Dia do Trabalhador: conheça a origem e a importância do feriado de 1º de maio

O dia é extrema é de importância já que nos lembra de um passado, não tão distante, dos que lutaram por direitos que há hoje e pelos que ainda lutam para garantir as condições justas e dignas para todos os trabalhadores

Rayanne Bulhões
fonte

Nesta segunda-feira (01/05) é celebrado o Dia do Trabalhador. A data é lembrada em muitos países ao redor do mundo, como forma de contribuição a aqueles que movem a sociedade. Além disso, o dia é extrema é de importância já que nos lembra de um passado, não tão distante, dos que lutaram por direitos que há hoje e pelos que ainda lutam para garantir as condições justas e dignas para todos os trabalhadores. Conheça a origem e a importância do feriado de 1º de maio.

VEJA MAIS 

image ‘Samba da Feira’ retorna com roda de samba especial pelo Dia do Trabalhador
Músicos de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, fazem apresentação na Feira da Cidade Nova 6

image Dia do Trabalhador: Lula anuncia aumento do salário mínimo para R$ 1.320 e isenção do IR
O anúncio foi feito na noite deste domingo durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão

image Dia do Trabalhador: conheça os direitos de quem trabalha nesta data
Não vai folgar no feriado? Existem tratamentos diferenciados para quem precisar trabalhar

image Cidadania: ação na Praça da República oferece lazer e serviços no Dia do Trabalhador
Programação ocorre na manhã de segunda, 1º de maio, das 8h ao meio-dia na Praça da República

Qual a origem do Dia do Trabalhador?

A luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e salários justos teve seu ápice no dia 1º de maio de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos. Naquele dia, milhares de trabalhadores foram às ruas para exigir a redução da jornada de trabalho de 16 para 8 horas diárias. A manifestação foi reprimida violentamente pela polícia, resultando na morte de vários trabalhadores.

Em homenagem a esses trabalhadores, que lutaram pelos seus direitos e deram suas vidas por uma causa justa, a Segunda Internacional Socialista instituiu, em 1889, o 1º de maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores. A partir daí, a data passou a ser celebrada em todo o mundo como um momento de reflexão sobre as conquistas e as lutas dos trabalhadores.

Movimento do trabalhador no Brasil

No Brasil, o Dia do Trabalhador foi oficializado em 1925, durante o governo de Artur Bernardes. Desde então, a data é comemorada com festas, desfiles, manifestações e discursos de líderes sindicais e políticos. No entanto, apesar das conquistas obtidas ao longo dos anos, os trabalhadores ainda enfrentam muitos desafios e precisam lutar constantemente por seus direitos.

Quais as reinvindicações no Brasil?

Entre as principais reivindicações dos trabalhadores estão o salário mínimo justo, a redução da jornada de trabalho, a melhoria das condições de trabalho e a proteção contra a exploração e o abuso por parte dos empregadores. Além disso, muitos trabalhadores ainda lutam por reconhecimento e respeito, especialmente em setores como o das trabalhadoras domésticas, dos trabalhadores informais e dos imigrantes.

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL