Dia de Santo Antônio: conheça a história do frade que virou Santo Casamenteiro

Santo Antônio é um dos três santos mais celebrados no mês de junho

Karoline Caldeira
fonte

Nesta segunda-feira (13), é comemorado o Dia de Santo Antônio, também conhecido como Santo Casamenteiro. Ele também é padroeiro de Juiz de Fora, em Minas Gerais, da cidade de Lisboa, em Portugal e igualmente padroeiro da cidade italiana de Pádua. Esse Frade Franciscano se tornou uma santidade católica logo após a sua morte, em 13 de junho de 1231, aos 35 anos.

Com uma vida inteira dedicada aos mais pobres e um senso de justiça sempre presente, Santo Antônio inspira a fé de milhares de devotos e é um dos santos mais conhecidos da Igreja Católica. Saiba mais sobre a história e milagres dedicados a ele.

VEJA MAIS

image Santo casamenteiro: confira a programação de Santo Antônio em Belém
Agenda conta com a tradicional bênção para os namorados

image Dia de Santo Antônio reúne fé e comemorações em Lisboa
Devoção ao Santo que nasceu na capital portuguesa é uma das principais do país

Milagres

Santo Antônio detém o recorde de santo com a canonização mais rápida da história da Igreja Católica: 11 meses entre a morte e a canonização dele. Durante toda a sua vida, cerca de 53 milagres foram atribuídos a intercessão de Santo Antônio, sendo a maioria em relação aos problemas de saúde.

Um desses milagres é da ressuscitação de um morto. De acordo com relatos, Santo Antônio caminhava carregando grande peso às costas, quando encontrou um carroceiro que levava um homem adormecido. O Santo pediu para que levasse alguns dos objetos que carregava, mas o pedido foi negado. O carroceiro contou que não podia porque estava conduzindo um defunto. 

O Santo acreditou, rezou pelo descanso eterno da alma do falecido e continuou a caminhada até o seu destino. Porém, o homem estava mentindo e, ao acordar o amigo, percebeu que o homem estava realmente morto. Arrependido, ele voltou até o Santo Antônio e pediu desculpas. O Santo aceitou, fez o sinal da Cruz sobre o cadáver e o ressuscitou.

VEJA MAIS

image Celebrações aos santos homenageados ao longo do mês de junho aquecem a fé dos devotos
Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo são os santos lembrados durante a quadra junina

image Dia dos Namorados: casais recebem bênção especial em celebrações a Santo Antônio
Paróquias de Belém e região metropolitana seguem com homenagens ao santo até amanhã (13)

Cerimônias de Casamento

O Santo Antônio é muito lembrado na hora de encontrar um amor e em casamentos. Essa fama é atribuída após um milagre que lhe foi dado depois da sua morte. Temendo não conseguir se casar por não ter o valor total do dote, uma jovem de Nápoles, na Itália, recorreu ao Santo e alcançou a graça.

image O Santo Antônio é muito lembrado na hora de encontrar um amor e em casamentos (Ary Souza / Arquivo O Liberal)

Santo Antônio teria escrito um bilhete e orientado a jovem a levar até um comerciante. Neste bilhete estava escrito que o trabalhador desse à mulher o valor do peso do bilhete, mas o homem não se importou. Só que, ao por o bilhete na balança, ficou surpreso ao ver que era preciso que se colocasse 400 escudos de prata para que a balança atingisse o equilíbrio.

Hoje, muitas noivas estão dispensando os tradicionais buquês e colocando pequenos Santo Antônio com a intenção de repassar as bênçãos para quem for receber esse símbolo tão importante de um casamento.

(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL