Criança de quatro anos morre e outra está na UTI com meningite

O tipo de meningite que matou a criança ainda não foi informado

Luciana Carvalho
fonte

Uma criança morreu e outra está internada por infecção causada por meningite na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, este foi o primeiro óbito da cidade no ano de 2022 causado pela doença. As informações são do UOL.

O tipo de meningite que matou a criança ainda não foi informado. Já a que está internada na UTI foi diagnosticada com meningocócica neisseria B. Ambas com 4 anos de idade.

A Vigilância Epidemiológica afirmou através de nota que fez o bloqueio com rifampicina para os comunicantes próximos do caso, feito com familiares e colegas da sala de aula e com professores da creche. A Vigilância também informou que está monitorando os casos.

VEJA MAIS

image Doença do caracol gigante africano: Secretaria de Saúde do Pará faz alerta sobre molusco
No ano de 2021, houve dois casos confirmados de meningite eosinofílica na Região Metropolitana de Belém, sendo um caso em Belém

image Criança de seis meses é vacinada por engano com frasco inteiro da Pfizer contra Covid
A menina foi levada ao posto de saúde para receber a vacina que previne doenças como coqueluche, meningite, tétano e hepatite

Número de casos

Em 2022, São José dos Campos contabiliza um óbito e dez casos confirmados de meningite, sendo dos tipos: dois meningocócica, quatro bacteriana e quatro viral.

Em 2021 a cidade contabilizou quatro óbitos, todos idosos, e 37 casos positivos para a doença, sendo dos tipos: um meningocócica, um bacteriana, 11 não especifica, 17 viral, três de outra etiologia e quatro meningite por pneumococo.

O que é meningite?

A meningite é uma doença causada por uma bactéria, o meningococo, que inflama caracteriza-se por uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro. O problema atinge públicos de todas as idades, contudo, mais de 80% são crianças menores de 5 anos.

A doença é contagiosa, e pode ser transmitida pelo doente em ambiente fechado por mais de 4 horas ou pelo portador da doença através da fala, tosse, espirros e beijos.

A vacinação contra a meningite tipo A é disponibilizada pelo SUS, contudo, o imunizante contra o tipo B é encontrado somente em laboratórios particulares em duas doses. Por isso, mesmo vacinada, a criança pode apresentar a doença por outros vírus e agentes menos frequentes.

O tratamento pode variar conforme o tipo da infecção. Algumas melhoram com o tempo, deixando, dependendo do caso, sequelas permanentes, enquanto outras podem ser fatais. Quando identificada, a meningite necessita de medicação urgente via antibióticos.

(Luciana Carvalho, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política.)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL