Como justificar o voto? Saiba como usar o aplicativo e-título e resolver o problema
O eleitor precisa ficar atento para não perder prazos e evitar sofrer penalidades
As eleições de 2022 já estão a todo vapor e, para isso, podem surgir diversas dúvidas acerca de justificativa de votos, principalmente para quem mudou de cidade ou país. Desde 2018, entrou em vigor o aplicativo e-Título, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para facilitar esse serviço. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente nas plataformas Google Play - para celulares que usam o sistema operacional Android - e App Store, para usuários de iPhone.
VEJA MAIS
Caso o eleitor não compareça para a votação, é preciso explicar o motivo da ausência em até 60 dias posteriores. O prazo é contado a partir da data da realização de cada turno. Quem não tiver acesso a smartphone, poderá justificar de forma presencial, em qualquer local de votação.
Em caso de viagem, é necessário obter o formulário "Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE)", que pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, postos e centrais de atendimento ao eleitor. Também é possível encontrar nas páginas da internet do TSE e dos tribunais regionais eleitorais de cada Estado.
Após o preenchimento do RJE, o eleitor poderá dirigir-se a qualquer seção eleitoral fora do seu domicílio eleitoral e apresentar o RJE, o título eleitoral ou o número de sua inscrição eleitoral, além de um documento oficial de identificação com foto (obrigatório).
Como justificar o voto no e-Título
- Baixe o app e-Título;
- Acesse o site do TSE e baixe o aplicativo para Android ou iOS;
- Faça o seu cadastro, informando o nome completo e outros dados pessoais;
- Responda o Desafio de Perguntas, como “qual a sua cidade natal?”;
- Cadastro completo: acesse “mais opções” e depois “justificativa de ausência” e inicie o seu pedido de justificativa de voto online;
- Por fim, justifique sua ausência. Se ocorrer no dia da eleição, não é necessário anexar documento que comprove o motivo.
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão da coordenadora de OLiberal.com, Heloá Canali)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA