Campanha da Fraternidade 2023 é lançada oficialmente; conheça o tema deste ano

De acordo com a CNBB, 'a emergência sobre o assunto' foi o que motivou a escolha do tema

Luciana Carvalho
fonte

Nesta quarta-feira (22), a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou oficialmente a Campanha da Fraternidade 2023 trazendo a fome, pela terceira vez, como tema do evento. O  cerimônia de lançamento teve início com a realização de uma Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, sede da CNBB, em Brasília, presidida pelo secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, e concelebrada pelos padres assessores da CNBB. O movimento marca a Quaresma, período religioso do catolicismo que acontece entre o Carnaval e a Páscoa.

VEJA MAIS

O tema escolhido pela CNBB tem o lema do Evangelho de Mateus “Dai-lhes vós mesmo de comer!”. A frase é dita por Jesus Cristo pouco antes do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes para alimentar uma multidão.

De acordo com a CNBB, "a emergência sobre o assunto" foi o que motivou a escolha. Segundo uma pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, divulgada em junho do ano passado, 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer diariamente no país. O número é quase o dobro do contingente estimado em 2020 e representa 14 milhões de pessoas a mais passando fome no Brasil.

image Campanha da Fraternidade traz reflexão sobre a fome; problema atinge 2,6 milhões no Pará
Em todo o Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em algum nível de insegurança alimentar, como apontam a Rede Penssan e o IBGE

"Um dos objetivos é propor aos fiéis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano conforme pede o Papa Francisco", diz a CNBB.

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964 como uma proposta da CNBB à igreja Católica para celebrar a Quaresma. Além das orações e do jejum, o objetivo é "exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico".

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL