Brasil ultrapassa marca de 460 mortes por dengue em 2024

Rio Grande do Sul decretou situação de emergência em saúde pública pela doença nesta terça-feira (12); decreto foi publicado no diário oficial do estado nesta quarta-feira (13)

O Liberal
fonte

De acordo com os dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (13), o Brasil já registrou 467 mortes por dengue e 1.626.707 casos prováveis da doença somente neste ano. Outros 863 óbitos estão sob investigação para saber se há relação com a arbovirose.

A porcentagem de pessoas possivelmente infectadas entre homens e mulheres corresponde a 44,5% e 55,5%, respectivamente. Com relação à faixa etária, a mais afetada pela doença é a de 20 a 29 anos, com 141.196 registros para indivíduos masculinos e 172.866 para femininos.

VEJA MAIS:

image Testes rápidos para diagnóstico da dengue: Pará não dispõe do serviço pelo SUS
A partir das unidades básicas de saúde, a checagem da suspeita de dengue é feita por meio de exame laboratorial de sangue

image Ministério da Saúde recomenda testes rápidos para diagnóstico de dengue
O aumento exponencial de casos da doença no país foi base para essa decisão

image Dengue: casos em Belém aumentam 54,2% em nove dias; Brasil chega a mais de 1,3 milhão
No total, são 1.126 mortes confirmadas ou suspeitas no Brasil; Belém segue sem registro de mortes pela doença

Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (12), a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, disse que o Brasil teve uma desaceleração com relação ao número dos casos prováveis de dengue.

Mesmo com a afirmação, a secretária alertou que cada estado entrou em tempos diferentes na crise epidemiológica e também ressaltou preocupação com sorotipos da doença, sendo 4 em circulação em 2024.

Estado de emergência

Até o momento, os estados do Acre, Amapá, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal, já decretaram emergência.

O governador do Rio Grande do Sul, Ricardo Leite (PSDB), também decretou emergência em saúde pública no estado pelo vírus na quarta-feira (12). O decreto foi publicado hoje na edição do Diário Oficial do Estado.

Lucas Quirino (Estagiário sob supervisão de Fabiana Batista, coordenadora do núcleo de Atualidades)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL