Dengue: casos em Belém aumentam 54,2% em nove dias; Brasil chega a mais de 1,3 milhão

No total, são 1.126 mortes confirmadas ou suspeitas no Brasil; Belém segue sem registro de mortes pela doença

Eva Pires
fonte

Os casos de dengue em Belém, no ano de 2024, aumentaram 54,2% em nove dias, intervalo referente à última semana epidemiológica que conta do dia 2 de março até esta segunda-feira (11), conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). No dia 2 de março, havia 201 casos de dengue em Belém. Nesta segunda, a Sesma informou que o número chega a 310. São 109 casos a mais do que a semana epidemiológica anterior. A capital paraense segue sem mortes. O cenário se dá no contexto em que o Brasil já alcança 1.342.086 casos de dengue, de acordo com dado do Ministério da Saúde contabilizado na última sexta (8). Nesta segunda, 11, o país tem 1.538.1283 casos próváveis, 854 mortes em investigação e 391 óbitos confirmados, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses da pasta.

VEJA MAIS

image Moradores denunciam água parada dentro de área interna de escola estadual em Belém
Problema ocorre na escola Pinto Marques, no bairro de Nazaré; água parada pode servir para criadouro do mosquito transmissor da dengue

image Somente 18,7% do público-alvo recebeu a vacina contra dengue, diz Ministério da Saúde
O público é composto por crianças de 10 a 14 anos

image Evandro Chagas estuda novas formas de diminuir o potencial de transmissão do Aedes aegypti
A pesquisa realizada pelo instituto pode ser usada como uma futura estratégia de combate à arbovirose

De acordo com a Sesma, até o momento, 742 casos foram notificados em Belém, dos quais 211 foram descartados e 221 seguem em análise. Os bairros com mais registros são Guamá (54), Cremação (26) e Condor (18).

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) pedindo o balanço atualizado do Pará, mas, até o momento, não houve retorno. Em última nota enviada à reportagem, a secretaria afirmava que, de janeiro a 20 de fevereiro de 2024, o Pará registrou 1.016 casos confirmados de dengue, uma redução de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Também houve 01 óbito no município de Monte Alegre. Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, o Estado aparece como o 8º entre os que têm menos casos, com 77,8 diagnósticos a cada 100 mil habitantes. 

Cenário nacional

No Brasil, entre os casos prováveis, 55,5% são de mulheres e 44,5% de homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de ocorrências de dengue no país, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (464.223) entre os estados. Em seguida, estão São Paulo (238.993), Paraná (128.247) e o Distrito Federal (122.348). Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 4.343 casos por 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais (2.260), Espírito Santo (1.270) e Paraná (1.120).

Emergência

A explosão de casos de dengue fez com que pelo menos oito unidades da federação decretassem emergência em saúde pública: Acre, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

A medida facilita acesso a recursos federais e agiliza processos voltados ao combate da doença.

Eva Pires (Estagiária sob supervisão de Fabiana Batista, coordenadora do núcleo de Atualidades).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL