Após contestação, Ibama suspende multas dadas ao Instituto Onça-Pintada

O caso aconteceu em junho, sob a alegação de maus-tratos e mortes de 72 animais de 2016 a 2022. A instituição contestou o documento e foi aceita pela presidência do Ibama

Rayanne Bulhões
fonte

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anulou as multas enviadas ao Instituto Onça-Pintada. O caso ocorreu em junho, sob a alegação de maus-tratos e mortes de 72 animais de 2016 a 2022. A instituição contestou o documento, o que foi aceito pela presidência do Ibama. As informações são da Folha de São Paulo.

Segundo o documento original do Ibama, a alta taxa de óbitos e erros de manejo resultaram na morte de animais. No arquivo, foram citadas a predação por espécimes silvestres, lutas entre indivíduos, ingestão de veneno e predação por ratos. Tais alegações indicaram não haver um ambiente seguro para os animais.

Já a instituição protetora disse que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) havia realizado fiscalizações no criadouro e verificado a regularidade do local. A Semad discordava da autuação e justificava "tecnicamente posição pela inocorrência da infração".

VEJA MAIS

image Documento publicado no Diário Oficial da União libera exploração de florestas em terras indígenas
Instrução normativa permite que organizações com não indígenas podem fazer manejo da floresta

image Desmatamento na Amazônia sobe 123% em novembro; é o segundo pior resultado da história
O pior momento ainda foi no período de agosto a novembro de 2020, quando foram desmatados 563 km² da Amazônia

image PF e Ibama deflagram operação contra mineração ilegal de ouro; Pará é alvo da ação
A Operação Hermes objetiva desarticular organização criminosa voltada a crimes ambientais e mineração ilegal de ouro na Amazônia e estados do Sul e Sudeste

Qual a justificativa das multas?

Uma das multas enviada ao Instituto Onça-Pintada dizia respeito a interações inadequadas da família com os animais silvestres e a exposição dos bichos na internet, diferente do que é realizado em outras unidades. Em fotos e vídeos, Leandro Silveira, Anah Tereza de Almeida Jácomo, responsáveis pelo instituto, e pelo filho do casal, é comum haver contato direto — como abraços, beijos e brincadeiras — com os animais selvagens presentes no criadouro.

image Instituto Onça-Pintada é multado após morte de 72 animais e se diz 'surpreso' com punição
Multas aplicadas pelo Ibama chegam a R$ 452 mil, alegando que houve negligência quanto ao cuidado com espécies silvestres

Há críticas sobre o contato muito próximo de seres humanos com animais selvagens. Para além da segurança, há uma ideia de que bichos selvagens podem ser animais de estimação, o que pode aumentar o tráfico de animais silvestres.

image MPF do Pará pede urgência em medidas de combate a garimpos ilegais na terra indígena Munduruku
Lideranças indígenas e pesquisadores do local denunciam ameaças e risco à segurança do cacique-geral do povo Munduruku. Tensões escalam desde setembro.

Ainda segundo a Semad, o uso das imagens em redes sociais não traz prejuízos ambientais ou sofrimento aos animais e, sim, um caráter educativo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL