Instituto Onça-Pintada é multado após morte de 72 animais e se diz 'surpreso' com punição

Multas aplicadas pelo Ibama chegam a R$ 452 mil, alegando que houve negligência quanto ao cuidado com espécies silvestres

Lucas Costa
fonte

O Ibama multou o Instituto Onça-Pintada por negligência após a morte de pelo menos 72 animais na instituição com sede em Mineiros (GO). A ONG criada em 2002 carrega a missão de promover a conservação da onça-pintada, mas relatório do Ibama mostra que não é isso o que vem acontecendo.

Dados do relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), divulgados pelo Metrópoles, mostram que pelo menos 72 animais sob a guarda do Instituto Onça-Pintada morreram nos últimos sete anos por negligência ou imperícia.

Macacos, veados, pássaros, lobos e onças vieram a óbito depois de suposta displicência do criadouro. Os animais morreram predados por animais silvestres, envenenados, picados por serpentes ou espancados por similares. Entre os bichos mortos, 52 são de espécies ameaçadas de extinção.

A ONG foi multada pelo Ibama em julho deste ano em um total de R$ 452 mil. Foram três infrações aplicadas: uma por matar 72 espécimes da fauna silvestre nativa em desacordo com a autorização obtida; outra por praticar maus tratos aos 72 animais ao não lhes garantir segurança nos recintos em que estavam presos. Uma terceira punição diz respeito a fazer funcionar atividade utilizadora de recursos ambientais contrariando normas legais ao expor os bichos.

Para a segurança dos animais, o Ibama também decidiu que o Instituto Onça-Pintada seja embargado para as atividades de visitação, recebimento, destinação, alienação e reprodução de espécimes até a apresentação de projetos de conservação adequados.

Instituto Onça-Pintada recebe multas com "surpresa"

O IOP disse ter recebido as multas do Ibama com "surpresa". A instituição falou sobre o caso em resposta ao Metrópoles, alegando que o fiscal do Ibama "nunca esteve presencialmente nas nossas instalações". O instituto diz ainda que já apresentou sua defesa ao Ibama, e está confiante na reversão das sanções. Ainda em nota, dizem que, "com os embargos fixados pelo fiscal, as atividades do instituto serão prejudicadas".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL