Adesão do Saque-Aniversário cresce cerca de 170% em dois anos; veja como solicitar

Número de beneficiários subiu de 8,5 milhões para mais de 20 milhões em apenas dois anos; ministro Luiz Marinho quer mudar o formato

Gabriel Mansur

Criado no final de 2019, o Saque-Aniversário já foi aderido por milhões de trabalhadores brasileiros. A modalidade que libera uma parcela do saldo do FGTS todos os anos cresceu cerca de 170% entre 2020 e 2022. Apesar da grande popularidade do formato, o atual ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, planeja realizar grandes mudanças no modelo de saque do FGTS.

VEJA MAIS

image Saque-Aniversário: entenda as críticas do ministro Luiz Marinho e quais as possíveis mudanças
Sob a gestão de Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, o Saque-Aniversário recebeu diversas críticas e pode sofrer grandes mudanças ainda este ano

image Saque-Aniversário: quem opta pela modalidade de saque do FGTS tem direito a multa rescisória?
A indenização paga aos trabalhadores demitidos sem justa causa ou em acordos não tem conflito com o pagamento do Saque-Aniversário; o Saque-Rescisão, entretanto, fica indisponível

image Saque-Aniversário: nascidos em maio já podem sacar uma parcela do saldo do FGTS
Depósito para nascidos em maio foi realizado na última terça-feira, 2 de maio; veja o valor e como sacar

Dados da CAIXA apontam que 8,5 milhões de pessoas haviam aderido à modalidade em 2020, número que chegou a 22,9 milhões em 2022. O formato, que libera uma parcela do FGTS no mês de aniversário do trabalhador, também atraiu o interesse de financeiras e bancos, que oferecem empréstimos consignados que tem como garantia o modelo de saque do fundo. 

Crítico do formato, Luiz Marinho já chegou a afirmar que iria dar fim a modalidade, mas recuou e trabalha com a possibilidade de realizar mudanças estruturais no Saque-Aniversário. Um dos principais pontos criticados pelo ministro se dá pelo fato de que o formato impossibilita o trabalhador de receber o Saque-Rescisão em caso de demissão sem justa causa.

Popularidade do Saque-Aniversário segue em alta mesmo com críticas de Luiz Marinho

Apesar das críticas do ministro, o Saque-Aniversário continua tendo grande procura entre os trabalhadores brasileiros. Segundo a CAIXA, entre janeiro e março de 2023 foram realizados cerca de 7,2 milhões de saques, totalizando cerca de R$3,6 bilhões. Também no período, mais de três milhões de novos trabalhadores aderiram à modalidade. 

Como aderir ao Saque-Aniversário?

Para receber o Saque-Aniversário, o cidadão deve fazer a solicitação através do aplicativo ou site do FGTS, seguindo os seguintes passos:

  • Acessar o aplicativo ou site do FGTS;
  • Clicar na opção “Meu FGTS”;
  • Acessar a opção “Saque-Aniversário”;
  • Ler e concordar com os termos de adesão;
  • Selecionar a opção “aderir ao Saque-Aniversário”.

Caso a solicitação seja feita entre o primeiro e o último dia útil do mês de aniversário do trabalhador, o cidadão terá direito à modalidade no mês solicitado. Entretanto, caso seja feito após o prazo, o recebimento só será realizado no próximo mês de aniversário do trabalhador. 

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ana Carolina Matos)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL