Semana Santa: encontro de imagens marca esta sexta-feira (15/04) em Belém
Duas procissões se encontram, representando o calvário de Jesus e a ida da mãe, Maria, ao encontro dele. Evento volta a ocorrer após dois anos de pandemia de covid-19.
A Sexta-Feira Santa, em Belém, é marcada por duas tradicionais procissões que se encontram e que voltam a ocorrer após dois anos de pandemia de covid-19. Às 7h, da Basílica Santuário de Nazaré, sai a procissão do Nosso Senhor dos Passos, que representa Jesus Cristo carregando a cruz na caminhada de sacrifício que resultou na morte dele. Às 8h, da capela de São João Batista, sai a procissão de Nossa Senhora das Dores, que representa Maria indo ao encontro do filho para se despedir.
Pontualmente, a procissão do Nosso Senhor dos Passos saiu da Basílica, cercada de eventos e simbolismos que remetem à Via-Crúcis. Já na capela de São João Batista, uma bênção inicial foi feita com Nossa Senhora das Dores, antes da saída rumo à igreja das Mercês, retratando o ponto de vista de Maria no calvário.
Por volta de 10h, as duas procissões se encontram na Igreja das Mercês, resultando na missa e no sermão do Encontro das Imagens. É uma momento emocionante para a comunidade católica da capital paraense.
Mensagem de Maria é perseverança e fé, diz cônego
Cônego Roberto Cavalli, cura da Sé, explica que este momento, para a comunidade católica, significa que é para que os cristão vejam o exemplio de Maria, que como ele ressalta, com base no Evangelho, é um sinônimo de fé, esperança e perseverança.
"Este é o momento em que caminhamos com Maria. Ela vê, desde o início da vida, o destino de que ela irá sofrer. Mas continua firme na caminhada. Contemplamos ela vendo o filho carregar a cruz e morrer na cruz. Ela se mantém de pé. A mensagem dela é para não termos medo; de que a gente desista de caminhar com dignidade, fé e amor", diz Roberto.
A Redação Integrada de O Liberal acompanha as duas procissões e trará informações em tempo real. Acompanhe em OLiberal.com e nas redes sociais de O Liberal!
Encontro das imagens emociona fiéis no centro de Belém
Pouco antes de 10h30, as duas imagens se encontraram em frente à igreja das Mercês. A praça ficou lotada, com pessoas ouvindo o sermão do Encontro, feito pelo padre Cleiton Marcos.
"É um momento de grande emoção. A celebração da vitória de Jesus sobre o pecado. Nesta procissão e o Sermão das Sete Palavras relembram que estamos fazendo também a Via Sacra. Quando celebramos o encontro, é a celebração do amor divino e do amor humano. O amor divino de Jesus para com sua mãe e a resposta humana de Maria com o amor pelo seu filho", comentou o arcebispo Metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira.
Pouco antes das 11h, as duas imagens começaram a sair para a Catedral Metropolitana de Belém, para o encerramento de um dos eventos mais aguardados por católicos de Belém durante a Semana Santa.
LEIA MAIS
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA