Liberação do uso de máscaras em locais abertos é recebida com preocupação pelos belenenses
Para a população a utilização do item de segurança ainda é indispensável
O anúncio da Prefeitura de Belém sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a covid-19 em ambientes abertos dividiu a opinião da população da cidade. Poucas horas após a divulgação da decisão já era possível registrar muitas pessoas sem o item de segurança, mesmo que em espaço fechados, onde a utilização segue obrigatória.
VEJA MAIS
O servidor público Igor Luís Silva se disse satisfeito com a decisão de flexibilizar o uso do equipamento de proteção individual. “Já estava na hora da prefeitura liberar o uso de máscaras em locais abertos, tendo em vista que a proibição existente até então não possuía embasamento científico para continuar em vigor”, declarou.
A médica Amanda Quintairos também está de acordo com a decisão: “As medidas de mitigação de risco de infeccção para covid-19, ou qualquer outro vírus, devem ser realizadas de acordo com a situação pandêmica das doenças. Se os números caem de maneira significativa, elas podem ser descalonadas. E se sobem, devem ser escalonadas”. Para ela, as mudanças vêm sendo feitas por profissionais que acompanham a situação e se baseando em números, o que é o correto a se fazer.
Já na opinião da costureira Andrieli Nascimento, apesar de muitas pessoas não respeitarem as recomendações quanto ao uso de máscaras, é importante manter a utilização do item de segurança.
“Eu não concordo (com o fim da obrigação do uso de máscaras) porque a gente anda na rua, volta para casa e sempre tem alguém em casa que corre o risco de ainda ser contaminado pelo vírus que, querendo ou não, ainda está circulando. Para mim, a gente tem que continuar usando máscara sempre”, afirma a jovem, que pretende continuar usando a máscara independente da flexibilização.
Mesmo com a estabilização dos índices pandêmicos e o avanço da vacinação em Belém, muitas pessoas ainda não se sentem seguras para abrir mão do uso de máscaras. Para o pensionista Félix Magalhães, a covid-19 não foi completamente erradicada, por isso é fundamental ter cuidado.
“Depende de cada pessoa, se acha que pode ou não usar a máscara, tudo bem, mas eu vou continuar usando. É importante continuar usando porque não está totalmente vencida essa pandemia, ela ainda não foi embora. As pessoas têm que ter consciência”, opina.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA