Operação para combater o crime ambiental de poluição sonora fecha dois locais em Belém

Ação faz parte da campanha “Baixa o Som e Aumenta o Respeito”, ocorreu no sábado e reuniu agentes da Prefeitura e do Estado

O Liberal
fonte

Dois locais foram fechados durante a ação para combater o crime ambiental de poluição sonora em Belém. A operação envolveu agentes da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado e ocorreu na noite de sábado (29). A ação de fiscalização foi realizada na Pedreira, o bairro que tem mais denúncias desse delito na cidade, segundo o Centro Integrado de Operações (Ciop).

Os agentes fecharam um bar e uma festa de aparelhagem que havia em um hotel. Houve várias autuações, sempre motivadas pela falta de algum documento para o funcionamento. Todos os locais foram na Pedreira, exceto um, localizado na avenida Mário Covas.

VEJA MAIS

image Poluição sonora: quase 20 mil denúncias foram feitas em Belém em 2023; saiba onde denunciar
Nesta terça-feira, Prefeitura de Belém abriu a campanha "Baixa o Som e Aumenta o Respeito"; a partir do próximo dia 29 vão ocorrer mais fiscalizações, inclusive com aplicação de penalidades para quem for flagrado cometendo poluição sonora

image Reclamações de poluição sonora lideram chamados ao Ciop
A perturbação do sossego alheio por barulho excessivo em residências, comércios e vias públicas gerou mais de 60 mil chamados em 2019

image Operação investiga denúncias de poluição sonora em bairros de Belém
As equipes percorreram os bairros da Marambaia, Parque Verde, Coqueiro, Marco e o distrito de Icoaraci

A avenida Marquês de Herval e a rua Antônio Everdosa, e suas respectivas transversais, foram os focos da fiscalização deste sábado: nessas vias se concentram diversos pontos comerciais, como bares, restaurantes e casas noturnas

Além de verificar a questão da poluição sonora, a equipe da fiscalização checou os alvarás de funcionamento de bares e restaurantes do bairro. Antes da operação, já houve neste mês, também na Pedreira, ações educativas sobre o crime de poluição sonora. 

“Diferente do que já vem acontecendo, hoje a operação tem um objetivo de fiscalização para verificar se os estabelecimentos estão cumprindo as legislações estaduais e municipais”, disse o secretário executivo do GGIM e comandante geral da Guarda Municipal de Belém, Joel Monteiro. 

Diversos agentes dos órgãos de segurança e de fiscalização municipais e estaduais, como das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Municipal de Belém (GMB) e Organização Pública participaram da ação.

image A avenida Marquês de Herval e a rua Antônio Everdosa, e suas respectivas transversais, foram os focos da fiscalização deste sábado: nessas vias se concentram diversos pontos comerciais -bares, restaurantes e casas noturnas (Joyce Ferreira/Comus)

Guarda Municipal mobilizou 26 agentes na operação

O delegado Paulo Renato Pinto, da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) participou da operação e explicou o procedimento a ser adotado pelo órgão em casos de flagrante do crime ambiental.

“Nós estamos atuando aqui com o sonômetro, que é o aparelho apropriado para fazer essa medição do som. Àqueles estabelecimentos que estiverem acima do índice permitido será feita uma intimação, para comparecerem à Demapa, onde será realizado o procedimento policial”, explica o delegado Paulo Renato. 

Só a Guarda Municipal tinha na operação um efetivo de 26 agentes, seis motocicletas e quatro viaturas. Já a Semma contou com seis fiscais de meio ambiente. A Semob participou com cerca de duas viaturas e cinco agentes de trânsito e a Organização Publicada contou com dez agentes para ordenar calçadas e vias. 

A ação integra a campanha “Baixa o Som e Aumenta o Respeito”, da Prefeitura, que busca conscientizar residências e estabelecimentos comerciais sobre os agravos que a poluição sonora pode provocar em pessoas e animais. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM