O Liberal na Escola oportuniza conhecimento e encanta visita de alunos da escola Gracinda Peres

Alunos do 6º ao 9º ano da escola Gracinda Peres participaram da expedição que mostrou como funciona a dinâmica de uma redação jornalística

Saul Anjos
fonte

Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Gracinda Peres, que fica localizada na rua de Decouville, em Marituba, visitaram nesta quinta-feira (18) a sede do jornal O Liberal pelo programa O Liberal na Escola. Durante a manhã, eles puderam ver como funciona a dinâmica de uma redação jornalística e até aprenderam dicas de fotografia.

image Rita Moraes, 52 anos, professora de língua portuguesa, diz que participa do projeto há nove anos (Ivan Duarte / O Liberal)

A professora de disciplina de língua portuguesa e responsável conduzir os jovens na visitação, Rita Moraes, 52 anos, disse que participa do projeto há nove anos. “Trabalho na Gracinda Peres há dois anos, só que já participo do programa há quase uma década. Uma colega minha me contou sobre o projeto e achei bastante interessante. Me inscrevi e comecei a participar. É muito bacana, porque é uma ferramenta regada de conhecimento e informações que podemos levar para os nossos alunos. Com maior proficiência na leita e também na escrita”, contou Rita. 

A educadora afirmou que sentiu muito melhor depois que seus alunos durante as atividades escolares desde que começaram a participar do projeto. “Eu até brinco que tinha alunos que eu tirava leite de pedra e, realmente, eu consegui um bom leite que dá até para fazer uma ótima coalhada”, riu enquanto os estudantes estavam ligados na conversa com o chefe da redação.

Acanhado, mas atento, Carlos Eduardo, 13 anos, não tirava os olhos dos corredores e os computadores da redação. O barulho dos teclados parecia fazer com que ele se imaginasse no lugar dos jornalistas. Ele é entusiasta pelo poetismo e herdou essa paixão pela própria mãe, que também faz poesia. Carlos é amante da escrita. “Estou gostando da visita e é bom que gosto de escrever. Participo do concurso de redação do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático). Vou pra escola e escrevo todo dia”, comentou, mas ainda tímido com a conversa. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o PNLD consiste na avaliação e disponibilização de obras didáticas, pedagógicas e literária. Além de outros materiais de apoio à prática educativa.

Alan Siqueira, coordenador do projeto O Liberal na Escola, destacou o tamanho da importância do programa. “É muito importante não só para o Grupo Libera, quanto a responsabilidade social, mas também para a comunidade que recebe essa forma de interação. A gente parte da teoria que o conhecimento é uma praxe, ou seja, teoria e prática juntos. A partir do momento que o aluno adentra na sede do jornal, ele efetiva esse conhecimento. Essa vinda é uma oportunidade de eles conhecerem os nossos produtos e se aproximarem da nossa realidade”, afirmou Alan. 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM