Veja como será o novo Santuário de Nazaré apresentado nesta terça-feira (3)
As obras do novo Santuário, integrado com a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, começam em dezembro e o prazo para conclusão é de dois anos
O ambicioso projeto arquitetônico do novo Santuário de Nazaré, considerado um marco para o turismo religioso e a fé católica na capital paraense, foi apresentado na tarde de terça-feira (3), durante uma coletiva de imprensa organizada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e pelo Governo do Estado do Pará. A estrutura, que será erguida em uma parte do atual estacionamento, também irá incorporar um terreno cedido pelo governo federal e anteriormente pertencente ao Exército, prometendo ampliar a capacidade de acolhimento de fiéis e impulsionar o turismo religioso em Belém, principal desejo do governo estadual, responsável pelo investimento público de R$ 48 milhões.
As obras do novo Santuário, integrado com a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, começam em dezembro e o prazo para conclusão é de dois anos. O novo Santuário terá uma área total de 10 mil metros quadrados e capacidade para 4.370 fiéis, significativamente maior que a atual Basílica de Nazaré, que acomoda cerca de 800 pessoas. A nova igreja ocupará parte do terreno onde hoje se encontra o estacionamento da Basílica, com sua fachada principal voltada para a Rua Dom Alberto Ramos e para a Praça Santuário. Além da nave principal, o complexo incluirá espaços destinados a atividades sociais, como cursos e hospedagem para peregrinos, reforçando o papel do Santuário como um centro de espiritualidade e acolhimento durante todo o ano.
"Estamos olhando para o futuro, para o legado que queremos deixar. O novo Santuário de Nazaré não é apenas uma obra física, mas um símbolo de nossa fé e hospitalidade, capaz de acolher milhares de devotos e fortalecer ainda mais o Círio de Nazaré como uma das maiores celebrações religiosas do mundo", destacou Antônio Salame, coordenador do Círio 2024, ao apresentar os detalhes da obra.
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, que também participou do evento, enfatizou o impacto positivo do projeto para o turismo na região. Segundo Ghassan, o novo Santuário faz parte de uma estratégia mais ampla do governo estadual para transformar Belém em um destino religioso de referência no Brasil.
"Com essa obra, temos a oportunidade de duplicar ou até triplicar o número de turistas em Belém. É um estímulo importante no turismo religioso, para que Belém possa receber visitantes durante o ano inteiro. Hoje a capital paraense está despertando interessa em todo o mundo e esse esforço entre Estado e igreja é fundamental para a realização desse santuário”, disse a vice-governadora.
Número de visitantes
O Círio de Nazaré atraiu cerca de 80 mil turistas em 2023, e movimentou aproximadamente 30 milhões de dólares na economia local, segundo estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e da Secretaria de Turismo do Pará. Isso já representou um aumento de 33,7% no número de turistas em comparação ao ano anterior.
“Esses turistas, em média, contribuíram com uma injeção significativa de recursos na economia local, reforçando a importância do investimento em infraestrutura religiosa, a tendência agora é receber bem mais”, disse Hanna Ghassan.
O projeto, que será financiado com recursos do tesouro estadual, representa um investimento de cerca de R$ 48 milhões. O governador Helder Barbalho já havia anunciado essa alocação de recursos durante a Missa do Mandato, no último dia 26 de agosto, destacando que o novo Santuário será integrado à Basílica de Nazaré, à Praça Santuário, ao Centro Social, ao estacionamento, à Casa de Plácido, ao Museu Memória de Nazaré e à Estação dos Carros. "Belém tem o potencial para se tornar um destino de turismo religioso de destaque, como Aparecida e outros locais de peregrinação pelo mundo", reiterou Barbalho na ocasião.
Novo Santuário
O novo Santuário contará com uma infraestrutura diversificada, incluindo um subsolo com estacionamento para carros e motos, uma nave térrea para 2.670 lugares, além de um mezanino com mais 1.700 assentos. Outras instalações incluem capelas, enfermaria, lojas, salas para padres, lanchonete, museus, centro administrativo, salão de exposições, e uma torre com três níveis, incluindo um mirante com cafeteria e um terraço com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Ao lado da Basílica de Nazaré, a Casa de Plácido, local de grande importância histórica e espiritual, permanecerá no mesmo terreno, agora integrada ao novo Santuário, preservando a tradição e o valor simbólico deste espaço.
Veja o que terá no Novo Santuário:
- Subsolo: Estacionamento para carros e motos
- Térreo: Nave para 2670 lugares, presbitério, capela, sacristia, enfermaria, banheiros, loja, secretaria, salas padres, lanchonete, recepção
- Mezanino: Nave para 1700 lugares
- 1º Pavimento: 02 novos museus
- 2º Pavimento: Centro Administrativo
- 3º Pavimento: Salão de Exposições / TV / Seg.
- Torre: 3 níveis
- Mirante com cafeteria
- Terrace com N.S. Nazaré
- C.Maq. / Reserv.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA