Mutirão de imunização tem demanda acima do esperado e novo ponto de vacinação é aberto
No Shopping Boulevard população lotou o espaço, que precisou de um novo posto no local para atender a procura dos belenenses.
Uma nova vacina contra a Covid-19 já está sendo aplicada em Belém – Zalika, do laboratório Serum. A nova vacina de dose única vem para substituir a anterior e pode ser utilizada por crianças a partir dos 12 anos que fazem parte dos grupos prioritários ou àquelas que ainda não receberam nenhuma dose. Neste final de semana, a Prefeitura Municipal de Belém fará uma grande ação de vacinação nos shoppings da capital neste sábado (18/01) com o intuito de disponibilizar a vacinação contra a doença. O imunizante estará disponível nos shoppings: Bosque Grão-Pará, Boulevard, Castanheira, Pátio Belém e It Center, para atender ao público-alvo.
“Este mutirão é para fazer a cobertura vacinal da influenza e também para os prioritários da Covid-19. A gente entende que é possível a gente poder fazer essa imunização, fazer essa vacinação preventiva garantindo que a população tenha realmente a nossa saúde de qualidade, uma saúde preventiva. Além daqui todos os postos de saúde estão fazendo realmente esse trabalho de mutirão”, disse o prefeito Igor Normando, que participou da vacinação no Shopping Boulevard.
VEJA MAIS
Além dele, o secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina de Azevedo, estava no local acompanhando de perto o mutirão. “A nossa adesão à vacinação de influenza estava muito baixa então nós fizemos essa ampliação para que, como a gente já vem falando, chegasse ao nível acima 90% até o dia 31 de janeiro. A procura está excelente, as pessoas vão ser vacinadas com influenza. Em relação ao Covid-19, o número de vacinas da cidade e do estado está limitado, para este momento a gente está colocando o grupo prioritário que são as pessoas acima de 60 anos e também as pessoas de risco. Uma coisa importante a dizer, é existem as carteiras de vacinação e existem tempos para fazer a vacinação, existem critérios, esses critérios na covid precisam ser respeitados”, explicou.
Nas primeiras horas da manhã deste sábado (18), filas se formavam, antes mesmo do shopping abrir. Com o passar do tempo, o espaço ficou tomado de pessoas, por causa disso, um posto de vacinação foi liberado no local.
“Vim me vacinar por precaução, para prevenir doenças, a influenza, a gripe, a covid, que está novamente aí, principalmente agora nesse tempo de chuva, que nós estamos mais propensos a adquirir doenças. Estou achando que está havendo uma boa adesão, o público está grande aqui, acho isso legal a preocupação das pessoas”, contou Jurema Amorim, servidora pública.
IMUNIZAÇÃO
A coordenadora de imunização da Sesma, Cleise Soares, informou que os casos de Covid-19 têm aumentado com a chegada do inverno amazônico, por isso é importante que quem ainda não se imunizou receba a vacina. “Temos tido bastante casos, porque esse é o momento das doenças respiratórias, Covid, e influenza, devido ao nosso período chuvoso”, afirma.
Ela explica que devem se vacinar os imunossuprimidos, que são pessoas que possuem problemas no sistema imunológico, como portadores de HIV, pessoas que receberam transplante de órgãos, portadores de doenças autoimunes, ou que estão em tratamento de câncer. Esse grupo deve receber três doses da Zalika.
As grávidas devem receber uma dose por gravidez com a intenção de que o bebê já nasça com os anticorpos. Os trabalhadores da saúde devem se vacinar a cada 12 meses. Idosos também devem se vacinar rotineiramente. Crianças de seis meses até os 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser imunizados com a Pfizer/Baby.
“A criança que iniciou com a vacina da Moderna que fez com a primeira dose pode dar continuidade com a vacina da Pfizer. Os imunossuprimidos podem dar continuidade com a vacina da Zalika”, explica Cleise.
Belém recebeu no total 12 mil doses da Zalika e 5 mil da Pfizer baby. A nova vacina é aplicada na capital paraense desde o dia 26 de dezembro. A nova vacina denominada Zalika tem a mesma composição da vacina Moderna/Spikevax (Cepa XBB 1.5), com a única diferença sendo o laboratório responsável.
O imunizante está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde (UBS) de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, e nas universidades Unama e Fibra.
A Sesma já está na expectativa de receber novas doses no início deste ano do Ministério da Saúde. A população em geral que está fora desses grupos prioritários, e que já recebeu qualquer vacina anteriormente, não precisa mais se vacinar.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA