Mulheres Inspiradoras: uma década impulsionando a liderança feminina na América Latina
O movimento é parceiro da ONU Mulheres no Brasil e estará presente na Cop 30, em Belém

Com uma década de atuação, o movimento Mulheres Inspiradoras reúne lideranças femininas de toda a América Latina e é a comunidade pioneira em alta liderança feminina no país. Fundada por uma paraense, Geovana Quadros, a plataforma é parceira da ONU Mulheres no Brasil e estará presente na 30ª Conferência das Partes pelo Clima, a Cop 30, em Belém.
Com seu primeiro livro, “Dicas de Mulheres Inspiradoras", que conta a história de vida de grandes lideranças femininas no Brasil, foi um pontapé para que Geovana Quadros criasse um movimento pioneiro no país que, além de valorizar, promove eventos multissetoriais que incentivam as mulheres a estarem no topo de seus negócios.
“Somos um movimento pioneiro e, hoje, o maior de alta liderança feminina no Brasil. Somos uma comunidade que tem edições mensais, essas edições passam por dentro do corporativo, tem experiência. Temos a maior premiação do setor de liderança feminina hoje no Brasil, que se chama ‘Mulheres Inspiradoras do Ano’; o primeiro fórum dedicado a mulheres CEOs no Brasil, chamado Fórum Mulheres Inspiradoras; temos o Mulheres Inspiradoras Academy em sociedade com a HSM, que é uma academia de líderes de sucesso; temos um curso voltado para mulheres em conselho com a Escola Paulista de Direito, e também um podcast Mulheres Inspiradoras junto com o Grupo Flow”, destaca a presidente e fundadora, Geovana Quadros.
A plataforma Mulheres Inspiradoras tem participantes de dentro e de fora do país, entre as paraenses, está a Diretora Comercial do Grupo Liberal, Rose Maiorana. Para fazer parte da organização é necessário indicação. “Cada membro indica um membro. Essa mulher passa, então, por uma entrevista em que a gente apresenta a plataforma e entende sobre o momento da liderança e seu perfil. Em seguida, ela responde um questionário dizendo um pouquinho da empresa dela, do momento dela e aí depois disso ela pode ser aprovada”, destaca a presidente.
Com a aproximação da COP 30 em Belém, Geovana Quadros conta que o movimento tem se destacado nos eventos que antecedem a conferência e anuncia que também estará presente na COP com um hub. “Temos aproveitado para fomentar as mulheres da nossa região. Então, na COP, teremos o maior ecossistema de mulheres, o Hub Mulheres inspiradoras, onde teremos um programa de mentoria e desenvolvimento de empreendedoras e mulheres de indústria da região amazônica. As mentoras do programa, que é certificado pelo MEC, são todas da nossa comunidade, alta liderança de organizações multissetoriais”, detalha.
Além do hub, o movimento também realizará um laounge com painéis de discussão sobre temas como agenda climática e nova economia com foco para as mulheres. Ainda nesta edição da COP 30 em Belém, o prêmio “Mulheres Inspiradoras do Ano” terá uma edição especial intitulada “Mulheres Inspiradoras do Ano Amazônia” organizado na capital paraense com destaque para conhecer nomes da região e também nacionais.
“A ideia é que a gente leve esse movimento para Belém, onde a gente deve abrir ainda dentro desse ano, mais tardar no início do próximo ano o 'Mulheres Inspiradoras' na região”, acrescenta a presidente do movimento Geovana Quadros.
Para as mulheres líderes que desejam participar do movimento podem encontrar mais informações no site oficial www.mulheresinspiradoras.com ou no instagram oficial @mulheres_inspiradoras.
Para as empreendedoras que queiram participar do processo de seleção para serem mentoradas no programa, é necessário enviar o pedido para: info@mulheresinspiradoras.com (devem ser startups, pequenas ou médias empresas fundadas por mulheres ou co-founders, principalmente no setor de sustentabilidade, tecnologia, inovação, ciência, finanças e também mulheres de indústrias).
“Se é uma empreendedora ( de startup ou pequena ou média empresa), seja fundadora e co-fundadora, mas que esteja ali na direção e que trabalhe com sustentabilidade, tecnologia, inovação, finanças, ciências, principalmente nessas áreas, ou que seja da indústria, para a gente formar novas líderes na indústria, pode enviar seu interesse para info@mulheresinspiradoras.com", explica Geovana Quadros, fundadora do movimento.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA