Homilia: Padre Claudio Pighin destaca o reconhecimento da cruz pelos fiéis

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa neste domingo (13)

O Liberal
fonte

Neste domingo (13), os católicos celebram uma data tradicional do calendário litúrgico: o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa. A data recorda a entrada de Jesus em Jerusalém, quando foi recebido pelo povo com mantos e ramos de árvores espalhados pelo caminho, símbolo que até hoje é preservado nas celebrações.

O padre Claudio Pighin, diretor da Escola de Comunicação Papa, destaca a importância da homilia nesse dia, especialmente pela profundidade do mistério da cruz.

“É na cruz que a nossa vida deve se espelhar se quiser ter perspectivas. Por mais incrível que pareça, é a própria cruz de Jesus que nos eleva a uma nova vida”, afirma o padre.

VEJA MAIS

image Ruas de Belém viram palco para encenação da Paixão de Cristo; veja a agenda
Com mais de 40 anos de história, grupos locais estão na expectativa e últimos ensaios para manter viva a tradição do teatro de rua

image Semana Santa: entenda o significa do 'Domingo de Ramos' para os católicos
Celebração abre programação da Páscoa em Belém com bênção dos ramos e procissões

image Alta na procura por peixes movimenta peixarias e restaurantes em Belém durante a Semana Santa
Durante o feriadão, restaurantes e peixarias em Belém registram aumento nas vendas de peixes e frutos do mar, com destaque para pratos tradicionais como caldeirada, moqueca e dourada frita

A liturgia do dia contempla o evangelho de Lucas 22:14 – 23:56, onde é narrada a Última Ceia, a traição de Judas e o caminho até a crucificação. Em um dos trechos mais marcantes, Jesus anuncia:

“O Filho do Homem tem de morrer, porque isso faz parte do plano de Deus. Mas ai daquele que me trair!”

Padre Claudio reforça que, desde sua entrada em Jerusalém, Jesus manifesta sua majestade como modelo de martírio cristão. “A coerência de Jesus foi até o fim, até a cruz. Em toda a sua vida, buscou os pecadores e excluídos — e morreu entre dois ladrões. Pregou o amor, testemunhou a misericórdia e o perdão. E na hora da sua execução, rejeitou qualquer forma de violência”, ressalta.

O sacerdote também chama atenção para o significado da morte de Jesus, que será lembrada na Sexta-feira Santa. “Jesus, verdadeira imagem do Pai, revela-nos o Seu amor, narrado por toda a Sagrada Escritura. Ele não se preocupou em se salvar, mas em salvar os outros, mantendo-se fiel a Deus, consciente de sua condição de Filho.”

Entre as reflexões do padre Claudio Pighin, está a importância da morte de Jesus na cruz: "A confiança total em Deus entende que toda a sua vida, que agora termina com a sua morte, não deixou se levar pela tentação de fazer prevalecer a justiça através da força. Confiou totalmente no amor. Que lição para nós".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM