Mesmo sob chuva, fiéis acompanham procissão da Divina Misericórdia na Cidade Velha, em Belém
Festividade é comemorada pela Igreja Católica no segundo Domingo de Páscoa

Mesmo com a chuva, a manhã deste domingo (27) foi marcada pela fé e devoção de aproximadamente 200 fiéis, que participaram da procissão em homenagem à Festa da Divina Misericórdia, nas ruas da Cidade Velha, em Belém. A caminhada, iniciada às 8h na Praça Waldemar Henrique, seguiu até a Catedral Metropolitana, onde Dom Alberto Taveira Corrêa celebrou a missa. A festividade católica é realizada todo ano, no segundo Domingo de Páscoa.
A procissão percorreu as avenidas Boulevard Castilhos França, rua Padre Champagnat e a Praça Frei Caetano Brandão, levando a imagem de Jesus Misericordioso até o altar. Ao final da missa, os devotos receberam a bênção solene dos quadros de Jesus Misericordioso. Na Catedral Metropolitana de Belém, localizada na Praça Frei Caetano Brandão, a celebração foi organizada pelo Movimento Apostólico da Divina Misericórdia.
Coordenador da procissão da Catedral Metropolitana de Belém, João Júnior explicou que o evento conta com o apoio logístico do grupo Pedal da Misericórdia, que auxilia principalmente na organização do trânsito e na segurança dos fiéis. Cerca de 20 guardas da Catedral atuaram na ação, além de representantes de outras paróquias que colaboraram com a estrutura. Ele destaca que a procissão costuma reunir muitas devotas, especialmente as senhoras do movimento da Divina Misericórdia. “É uma procissão muito abençoada. No final, seguimos para o Centro de Misericórdia, onde são distribuídas flores que elas gostam muito. É muito bonito”, conta.
Fiéis acompanham procissão motivados pela gratidão
Entre os fiéis que participaram da procissão estava Odileia das Graças, professora aposentada, que voltou a acompanhar a Festa da Divina Misericórdia nos últimos dois anos. “Quando parou por causa da covid, eu também parei. Mas agora voltei de novo, ano passado, esse ano e até quando puder”, conta. Para ela, caminhar em procissão é algo que não se explica. Com emoção, a professira compartilha que participa por gratidão. Devota fervorosa, Odileia acompanha todos os dias o terço das 15h pela TV. “Nos meus piores momentos, senti mais forte a misericórdia de Deus”, diz.
Neste ano, a pedagoga Celina do Socorro Botelho acordou cedo e saiu de casa com o coração aberto em gratidão pelas graças recebidas ao longo da vida. Para ela, a Divina Misericórdia é essencial na vida dos cristãos, um reflexo do amor de Deus por todos. “É tudo que nós precisamos, é nossa essência”, diz. Celina não acompanha a festividade todos os anos, mas sempre que pode faz questão de estar presente. “É uma grande procissão de amor”, resume, emocionada.
Festividade também é comemorada por outras paróquias em Belém
Além da programação na Catedral, outras igrejas da Arquidiocese de Belém também celebram a data. Na Paróquia Divina Misericórdia, em Águas Negras, Icoaraci, a festividade começou no dia 20 de abril e segue até este domingo (27). A procissão será realizada às 17h, saindo da Comunidade Nossa Senhora do Carmo até a Igreja Matriz, seguida por missa presidida pelo pároco Padre Ulisses Albuquerque.
Já a Comunidade Cantinho da Misericórdia, no bairro do Reduto, também realiza atividades neste domingo. A programação teve início com missa às 9h, seguida de procissão até a Paróquia de São José, no Umarizal, onde será celebrada uma segunda missa às 11h.
Serviço
Catedral Metropolitana de Belém – Praça Frei Caetano Brandão, Cidade Velha
Procissão às 8h, seguida de missa com Dom Alberto Taveira
Paróquia Divina Misericórdia – Av. Augusto Montenegro, km 11, Icoaraci
Procissão às 17h, seguida de missa
Cantinho da Misericórdia – Av. Visconde de Souza Franco, Reduto
Missa às 9h, procissão até a Paróquia São José (Umarizal) e missa às 11h
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA