Manhã de lazer e saúde movimenta o Parque do Utinga na reta final das férias em Belém

Trilhas pavimentadas, contato com a natureza e opções para toda a família são alguns dos atrativos do espaço

Gabriel da Mota
fonte

O amanhecer nublado deste domingo, 19 de janeiro, não desanimou os frequentadores do Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna que, desde cedo, aproveitaram o espaço para atividades físicas, lazer e contato com a natureza. Com o fim das férias escolares se aproximando, famílias, ciclistas e corredores se reuniram no local, reforçando o papel do parque como um dos principais refúgios verdes de Belém.

Entre os visitantes, o grupo de amigas liderado por Dhennifer Ataíde, de 18 anos, escolheu o Utinga para um domingo especial. “A gente decidiu vir aqui porque gosta muito de atividade física. Eu treino, algumas das minhas amigas também. Então, a gente achou interessante vir todas nós pra cá”, contou a jovem, que é estudante de administração.

image A estudante Dhennifer Ataíde reuniu as amigas para um passeio de bike (Carmem Helena / O Liberal)

Dhennifer destacou a diferença entre o parque e outros locais já visitados pelo grupo:

“O Portal [da Amazônia] não é pequeno, mas aqui é maior e bem mais bonito. E a gente gosta de ter mais contato com a floresta”.

Animadas, as amigas vieram do bairro da Condor e chegaram às 8h para pedalar. Elas também planejaram um piquenique antes de encerrar as atividades às 10h.

Outro frequentador assíduo do Utinga é o professor de informática José Maria Almeida, de 44 anos, que pegou o primeiro ônibus vindo de Marituba para correr no parque, mesmo com o clima instável. “Desde que inaugurou o espaço, eu venho aqui sempre que possível. É um momento pra desligar da tomada, cuidar do corpo e da mente”, afirmou.

image O professor José Maria Almeida se desloca de Marituba até a capital para aproveitar a estrutura do parque (Carmem Helena / O Liberal)

José Maria começou a praticar corrida há três anos, incentivado por um colega: “Foi um acaso. Eu era do fisiculturismo, mas aí um colega me convidou: ‘bora fazer uma corridinha?’. Quando vi, a ‘corridinha’ já tem três anos”. Ele também reforçou a necessidade de mais espaços como o Parque do Utinga em Belém. “Falta mais respeito, tanto com o corredor, quanto com o ciclista. Os espaços são poucos e mesmo nos que existem, muita gente que utiliza carro usa o espaço do ciclismo para estacionar”.

Aluguel de bicicletas é opção para se exercitar

Para Luiz Carvalho, de 31 anos, que trabalha no parque desde 2018, os domingos sempre foram movimentados, mesmo em dias nublados. “O pessoal usa o parque como um refúgio aqui em Belém. É uma área onde dá pra caminhar, encontrar paz e fazer exercício”, resumiu. Ele destacou a diversidade de público que o parque atrai: “Atende desde crianças de três anos até pessoas idosas que querem se exercitar”.

image Luiz Carvalho, que aluga bicicletas, diz que a grande movimentação aos domingos independe das condições climáticas (Carmem Helena / O Liberal)

Além disso, Luiz explicou o funcionamento do aluguel de bicicletas, uma das atividades preferidas dos visitantes. “Temos bicicletas de aro 29, que são as maiores, e de aro 26. Os valores são de R$ 10 a 20 por uma hora. O domingo é o dia mais intenso, com uma movimentação bem maior que durante a semana”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM