Equipes da Prefeitura fazem remoção de mangueira de grande porte na avenida Nazaré

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Clima detectaram que o tronco está oco e a árvore estava sob risco de queda

Dilson Pimentel

Equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Clima (Semma) fazem a retirada de uma mangueira de grande porte localizada na avenida Nazaré, na manhã deste domingo (23/02). O vegetal estava no perímetro entre a avenida Generalíssimo Deodoro e a travessa 14 de Março, local de grande movimentação.

 

Análises realizadas com equipamentos técnicos detectaram que o tronco está oco e a árvore tinha risco de queda. A mangueira tinha aproximadamente 20 metros de altura. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos por volta das 16 horas ainda desse domingo. Segundo Paulo Porto, engenheiro agrônomo da Semma e integrante da força-tarefa lançada pela Prefeitura de Belém, já foram monitoradas 493 árvores nas principais avenidas de Belém - Nazaré, Magalhães Barata, Governador José Malcher, Braz de Aguiar e Generalíssimo Deodoro.

“Nós estamos dando continuidade à programação do prefeito Igor Normando, e da secretária de Meio Ambiente, Juliana Nobre, do monitoramento das mangueiras. É que, no início do ano, com as chuvas, houve algumas quedas de árvores”, disse. “Estamos monitorando todas as mangueiras da cidade e vendo aquelas que precisam de uma intervenção mais forte, como no caso dessa aqui”, explicou.

No centro de Belém estão as mangueiras centenárias. Esse trabalho de monitoramento indica qual ação a Semma vai realizar: poda, redução de copa ou retirada das árvores que foram identificadas com risco de queda. A ideia é podar todas essas quase 500 árvores. “É um trabalho que vai durar o ano todo, um trabalho intenso da secretaria. A gente está identificando aos poucos as que precisam ser removidas”, disse Paulo Porto.

VEJA MAIS

image Mangueira com risco de queda é removida da avenida Bráz de Aguiar em Belém
Supressão do vegetal de 25 metros de altura está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)

image Mangueira desaba em cima de carros e deixa avenida Magalhães Barata fechada nesta segunda (3/2)
Dois veículos foram atingidos pela árvore. Não houve feridos

image Mangueira é retirada da praça Amazonas após cair em cima de carro no último domingo (19)
Ninguém ficou ferido com a queda da árvore, mas veículo que estava estacionado ficou destruído

“Podar é diminuir a altura dessas árvores, fazer a limpeza dos parasitas, das ervas de passarinho, equilibrar essas árvores que estão com galhos muito pesados para a rua ou para cima dos prédios, e deixar essa árvore com função ambiental que ela vai precisar. Uma copa mais reduzida, sem parasitas, para dar o conforto ambiental que a cidade precisa”, explicou. Até agora, foram retiradas quatro árvores, que apresentavam risco de queda.

image Engenheiro agrônomo Paulo Porto, da Semma: "São bem poucas as mangueiras que vão ser retiradas” (Foto: Adriano Nascimento/Especial para O Liberal)

 

São bem poucas as mangueiras que vão ser retiradas, diz engenheiro da Semma

Ele comentou quantas, das quase 500, vão ser retiradas. “Acho de 2% (em torno de 10) a 3% (quase 15). São bem poucas as mangueiras que vão ser retiradas”, afirmou. Porque a gente tem uma metodologia. O levantamento indica quais árvores estão com podridão interna. Se ela estiver até com 20%, 30%, a gente monitora ela de 6 em 6 meses. Se estiver acima de 50%, a gente retira. Então são bem poucas que estão acima de 50%. E a gente está monitorando todo esse centro urbano onde tem mangueira”, disse.

O trabalho não será feito apenas no centro. “Vamos também para as outras avenidas, como a Pedro Miranda. Vamos fazer todas as transversais que tem aqui no bairro de Nazaré, e São Brás, de fazer todas as transversais”, disse. Paulo Porto explicou que existe uma lei municipal que prevê o plantio de mangueira. “Tem toda uma legislação sobre elas. No lugar das que estão sendo retiradas, vamos realizar o plantio de uma espécie de menor porte, que são as manguitas, que a gente já vem plantando desde 1995, 1996. A gente tem exemplos na (avenida) Duque de Caxias. Aquelas mangueiras no corredor da Duque são manguitas. Nós temos manguitas em praça e também no centro de Belém, para tentar diminuir a altura dessas árvores e manter a cidade bem arborizada”, afirmou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM